Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39717

Title: Desenvolvimento profissional e aprendizagens significativas no ensino superior angolano: Um estudo de caso a partir de práticas relatadas
Authors: Silva, Sónia Marisa Pereira Dinis e
Advisors: Borralho, António Manuel
Keywords: Desenvolvimento profissional do Professor
Aprendizagem significativa
Ensino
Avaliação
Ensino Superior Angolano
Teacher professional
Development
Meaningful learning
Teaching
Assessment
Angolan higher education
Issue Date: 2-Oct-2025
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Convoca-se a problemática da internacionalização do ensino superior e da necessidade de assegurar que o conhecimento partilhado com os estudantes está ligado à sua realidade, considerando a situação de professores que ensinam em contexto diferente daquele de formação inicial. Face a isto, postula-se que (a) a aprendizagem significativa (AS) é relevante no ensino superior angolano (ESA), por facilitar a ligação entre o conhecimento científico e o contexto, o que levou a questionar sobre as práticas letivas promotoras de AS e que (b) é importante caraterizar o desenvolvimento profissional de professores (DPP) que pode suportar essas aprendizagens. Em resposta, implementou-se uma investigação inscrita no paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso instrumental, a partir da análise do percurso de uma professora no ESA. Os dados foram recolhidos por análise documental, autobiografia da professora, entrevistas com guião semiestruturado a alguns dos seus ex-colegas, ex-alunos e respetivos coordenadores de trabalho e tratados por análise de conteúdo e análise temática. Os resultados sugerem que a AS foi potencializada pela contextualização do ensino e orientação para as competências da profissão futura (psicólogo/a), pela avaliação formativa e pela heteroavaliação, o que contribuiu para que os estudantes transitassem de uma aprendizagem passiva e de memorização, para uma de colaboração e de devolução ativa de significados. Quanto ao DPP, os resultados sugerem que uma vez que a professora transportava sensibilidades críticas sobre Angola e que a profissão docente se constitui como profissionalização secundária, mobilizou crenças e práticas que já possuía da sua profissão anterior, exaptando-as e, depois, enveredou por processos de adaptação e inovação; e que o DPP caraterizou-se por transições entre múltiplos lugares, motivadas principalmente pelos desafios colocados pelo contexto, pelos alunos e pelo currículo. São oferecidas recomendações para as práticas letivas promotoras de AS e para o DPP no ESA; Professional development and meaningful learning in angolan higher education - Abstract: This work raises the issue of the internationalisation of higher education and the need to ensure that the knowledge shared with students is linked to their reality, considering the situation of teachers who teach in a different context to that of their initial training. In view of this, it is postulated that (a) meaningful learning (ML) is relevant in Angolan higher education (AHE), as it facilitates the link between scientific knowledge and the context, which has led us to ask about teaching practices that promote ML and (b) that it is important to characterise the teacher professional development (TPD) that can support ML. In response, we carried out an research project within the interpretive paradigm, with a qualitative approach, in the form of an instrumental case study, analysing the career of a teacher at the ESA. The data was collected through documentary analysis, the teacher's autobiography, interviews with a semi-structured script with some of her former colleagues, former students and their work coordinators, and treated using content analysis and thematic analysis. The results suggest that ML was boosted by the contextualisation of teaching and orientation towards the competences of the future profession (psychologist), formative assessment and hetero-assessment, which helped students move from passive and memorisation learning to collaboration and the active return of meanings. As for the TPD, the results suggest that since the teacher had critical sensitivities about Angola and the teaching profession is a secondary professionalisation, she mobilised beliefs and practices she already had from her previous profession, exapting them and then embarking on processes of adaptation and innovation; and that the TPD was characterised by transitions between multiple places, motivated mainly by the challenges posed by the context, the students and the curriculum. Recommendations are offered for teaching practices that promote ML and for TPD in AHE.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39717
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Ciencias_da_Educacao-Sonia_Marisa_Pereira_Dinis_e_Silva.pdf5.47 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois