Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39663
|
| Title: | Construção de um roteiro de entrevista: perceções dos professores sobre o trabalho prático em Ciências Naturais |
| Authors: | Oliveira, Hugo Bonito, Jorge |
| Editors: | Cantó, José Ostermann, Fernanda |
| Keywords: | Roteiro de entrevista Validação Trabalho prático Ciências Naturais |
| Issue Date: | 2025 |
| Publisher: | Revista Enseñanza de las Ciencias |
| Citation: | Oliveira, H., & Bonito, J. (2025). Construção de um roteiro de entrevista: perceções dos professores sobre o trabalho prático em Ciências Naturais. In J. Cantó, & F. Ostermann (Eds.), Actas electrónicas del XII Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2025 (pp. 58-61). Revista Enseñanza de las Ciencias. |
| Abstract: | O desenvolvimento do trabalho prático tem vindo a ser considerado pelos professores
de ciências como uma metodologia intrinsecamente relacionada com a sua prática letiva. Algumas limitações e/ou constrangimentos, no entanto, são também identificados pelos professores. Por ser
relevante conhecer a opinião destes agentes educativos sobre as múltiplas facetas do trabalho prático, este estudo teve por objetivo construir um inquérito por entrevista para avaliar as suas perceções sobre o trabalho prático na disciplina de Ciências Naturais (3.º ciclo do ensino básico). Partindo de uma revisão sistemática de literatura, é apresentado o processo de construção do inquérito por entrevista.
O resultado obtido corresponde a um instrumento com 7 dimensões e 40 itens, validado por peritos e pilotagem. As considerações finais acentuam a importância da validação do roteiro, de modo a assegurar fiabilidade da informação recolhida. |
| URI: | https://congresoenseciencias.org/libro-de-actas/?fbclid=IwY2xjawOLqUtleHRuA2FlbQIxMABicmlkETA5VW01b01BUVlEVkRLWFdQc3J0YwZhcHBfaWQQMjIyMDM5MTc4ODIwMDg5MgABHsGMLeidT003uNFH3GIydcHaV8EnwV01JAhaukjdLqu4CgVd8twGyLHQHLgg_aem_VHygxVSUJAgK8BnyBAh9yw http://hdl.handle.net/10174/39663 |
| ISBN: | 978-84-129497-6-6 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|