Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39659

Title: Ensino superior e os novos contextos sociais e geopolíticos: o reforço da cultura das soft skills no processo aprendizagem ao longo da vida [Higher education and new social and geopolitical contexts: strengthening the culture of soft skills in the lifelong learning process]
Authors: Santos, Marcos
Baltazar, Maria da Saudade
Editors: Forges
Keywords: competências não técnicas
habilidades não técnicas
Instituições de Ensino Superior
aprendizagem ao longo da vida
Issue Date: Nov-2023
Publisher: FORGES - Fórum de Gestão do Ensino Superior
Citation: Santos, M. O., & Baltazar, M. S. (2023) . Ensino superior e os novos contextos sociais e geopolíticos: o reforço da cultura das soft skills no processo aprendizagem ao longo da vida [Higher education and new social and geopolitical contexts: strengthening the culture of soft skills in the lifelong learning process]. Revista Forges |Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, volume(9), Nº1 - 81-108.
Abstract: presente artigo3 surge num contexto em que tem vindo a ser debatida crescentemente a responsabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) na cultura de soft skills (competências não técnicas para a empregabilidade). Pretende-se assim fundamentar a relevância das soft skills a cultivar por estudantes do Ensino Superior (bem como profissionais de organismos públicos e de organizações sem fins lucrativos), e apresentar uma proposta, para inclusão no processo de Aprendizagem ao Longo da Vida. As opções metodológicas consistem numa pesquisa bibliográfica e documental e ainda a aplicação de um inquérito por questionário a estudantes universitários, docentes e profissionais da área social e do setor público. O suporte teórico assenta no significado de soft skills, respetiva origem e fundamentação, experiências de aplicação do conceito, e relacionamento com conceitos afins, para alicerçar a proposta de operacionalização deste tipo de competências. Conclui-se que: i) tem vindo a ser conferido um destaque crescente ao tema, ii) existe uma reflexão e aplicação das soft skills em IES, iii) verifica-se que por parte de respondentes, incluídos nesta pesquisa exploratória, há uma significativa predisposição para preparação de competências não técnicas, através de iniciativas diversas algumas das quais são explicitadas neste artigo para posterior aplicação.
URI: https://publicacoes.riqual.org/revista-forges/
http://hdl.handle.net/10174/39659
ISSN: e-ISSN 2184-8513
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Revista_Forges_Vol9N1 - 2023.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois