|
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39642
|
| Title: | Inter(trans)disciplinaridade do Curso de Turismo da Uévora: ensaio a partir da sociologia e antropologia no contexto do espaço europeu do ensino superior [Inter(trans)disciplinarity of the Uévora tourism course: essay based on sociology and anthropology in the context of the European Higher Education Space]. |
| Authors: | Baltazar, Saudade Pires, Ema |
| Editors: | Marujo, Noémi Borges, Maria do Rosário Serra, Jaime |
| Keywords: | Interdisciplinaridade Turismo Universidade de Évora |
| Issue Date: | 2023 |
| Publisher: | Editora RVJ-Editores. |
| Citation: | Baltazar, M. S. & Pires, E. (2023). Inter(trans)disciplinaridade do Curso de Turismo da Uévora: ensaio a partir da sociologia e antropologia no contexto do espaço europeu do ensino superior [Inter(trans)disciplinarity of the Uévora tourism course: essay based on sociology and anthropology in the context of the European Higher Education Space]. In N. Marujo, Borges, R. & Serra, J. (Eds.), Licenciatura em Turismo na UÉVORA: 20 Anos de Ensino e Investigação (1ª ed., pp. 33-64) [Degree in Tourism at UÉVORA: 20 Years of Teaching and Research]. Editora RVJ-Editores. |
| Abstract: | Este capítulo analisa a trajetória de 20 anos do curso de Turismo da Universidade de Évora (UÉvora), centrada na interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no contexto do Espaço Europeu de Ensino Superior. As autoras, socióloga e antropóloga, foram observadoras-participantes e coordenadoras do curso aquando da sua criação.
A Licenciatura em Turismo e Desenvolvimento foi criada em 2002 e iniciou funcionamento em 2003/2004, com estrutura multidisciplinar integrando Sociologia, História, Antropologia, Economia, Gestão e Direito. O curso foi pioneiro na adaptação aos princípios de Bolonha em 2006, transitando de 240 para 180 ECTS.
O texto destaca a abordagem interdisciplinar como superação da fragmentação disciplinar, defendendo que as fronteiras entre saberes se tornam permeáveis, permitindo diálogo entre disciplinas. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/39642 |
| ISBN: | 978-989-352164-4-9 |
| Type: | bookPart |
| Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|