Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39619
|
| Title: | Era uma vez um caracol que conta: outgoing – crianças, natureza e cultura em relação. |
| Authors: | Folque, M. A. |
| Editors: | Folque, M. A. |
| Keywords: | Educação de infância sustentabilidade natureza / cultura Outdoor |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | Folque, M. A. (Coord.) (2025). Era uma vez um caracol que conta. Centro de investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-EU). |
| Abstract: | Num tempo em que a relação entre os seres humanos e o mundo que habitam parece cada vez mais mediada por dispositivos de distanciamento da natureza, dos outros, de nós próprios, é como se, a pouco e pouco, fôssemos perdendo a capacidade de nos afetar – e de nos deixarmos afetar – pelos elementos que compõem o nosso entorno natural e cultural.O projeto OutGoing: crianças, natureza e cultura em relação nasceu precisamente como resposta a esta inquietação:
como podemos reaproximar as crianças — e os adultos que com elas vivem e trabalham — do mundo natural e cultural, não apenas como objetos de aprendizagem, mas como companhias de vida?
Que práticas, modos de escuta e convívio podem reabrir caminhos de ligação, atenção e presença?
Que papel pode a educação desempenhar na reconstrução de uma sensibilidade partilhada?
Contar histórias é o modo mais ancestral de nos fazermos comuns. Quando contamos uma história partilhamos uma ideia complexa composta por diversos fios e dimensões interligadas que compõem um todo coerente. Narrar é também o processo de nos entendermos e darmos sentido ao que fazemos.
Cada uma das treze histórias que compõem este livro transporta muitas realidades numa composição de vozes, experiências, linguagens, e conceitos que fomos integrando ao longo da jornada da CoP OutGoing. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/39619 |
| Type: | book |
| Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|