Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39475
|
| Title: | O ensino das línguas nativas são-tomenses na perspetiva dos estudantes universitários |
| Authors: | Fernandes, Esmael Silva, Ana Alexandra |
| Editors: | Albuquerque, David Borges de Evaristo, Jefferson Boganika, Luciane Cintra, Monique |
| Keywords: | Línguas nativas Política linguística Ensino/aprendizagem |
| Issue Date: | 2025 |
| Publisher: | ENTRETEXTOS, Londrina |
| Abstract: | Este artigo espelha o resultado de um estudo realizado com os alunos do Instituto Superior de Educação e Comunicação (ISEC), Unidade Orgânica da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), sob o tema “O ensino das línguas nativas santomenses na perspetiva dos estudantes universitários”. Pretende-se promover uma reflexão sobre o ensino das línguas nativas no ensino superior em São Tomé e Príncipe. Para o enquadramento deste trabalho, a pesquisa fundamenta-se com as contribuições de Dulce Pereira (2007), Ana Agostinho, Manuele Lima e Gabriel Araújo (2016), Esmael Fernandes (2023), Rita Gonçalves (2016), Rita Gonçalves e Tjerk Hagemeijer (2015) e Tjerk Hagemeijer (1999, 2009). A amostra foi constituída por 40 estudantes das licenciaturas em Educação de Infância e Ensino Básico. A partir do inquérito aplicado, concluiu-se que o ensino das línguas nativas pode ajudar a desmistificar o preconceito linguístico existente, reforçar a identidade cultural e a tradição, além de favorecer a promoção da aprendizagem, em paralelo com a língua portuguesa. |
| URI: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/issue/view/2038 http://hdl.handle.net/10174/39475 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | CEL - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|