Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39393

Title: Promoção e educação para a saúde: inovação para a sustentabilidade e o bem-estar
Authors: Coppi, Marcelo
Oliveira, Hugo
Cristóvão, Ana Maria
Bonito, Jorge
Editors: Coppi, Marcelo
Oliveira, Hugo
Cristóvão, Ana Maria
Bonito, Jorge
Keywords: Educação
Saúde
Issue Date: 2025
Publisher: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
Citation: Coppi, M., Oliveira, H., Cristóvão, A. M., & Bonito, J, (Eds.), Promoção e educação para a saúde: inovação para a sustentabilidade e o bem-estar. Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
Abstract: Alunos saudáveis em Escolas sãs O cuidado com o Outro é o que define a Humanidade como civilização. A partir do momento em que o Ser Humano se consciencializou de que a coesão do grupo decorre da garantia do bem-estar de cada indivíduo, foi alcançado um grau fundamental na nossa cadeia evolutiva. Tratou-se de conferir à relação humana um valor acrescido que supera a emergência do ímpeto pela sobrevivência, emergindo, assim, os princípios da empatia e do altruísmo. Neste enquadramento, a Saúde e a Escola constituem-se como uma dupla simbiótica no cuidado com o Outro: por um lado, só é possível o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e comportamentos numa Escola que valorize o bem-estar; por outro, a Escola, como instituição privilegiada de formação e educação, deve fomentar o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis. Em 1986, com a Carta de Otawa, a interconexão entre o indivíduo e a comunidade ganhou significado global, instituindo o meio escolar como um dos centros nevrálgicos da promoção do bem-estar. Desta evidência nasceu a “Educação para a Saúde”, consagrada pela OMS em 1998, à qual se seguiu a figura de “Escola Promotora de Saúde”, atuando no desenvolvimento da literacia do bem-estar e respetivas competências, bem como nos vínculos interpessoais e na autonomia. No contexto nacional, a defesa de hábitos de vida saudáveis encontra eco quer no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, quer na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, na medida em que ambos os referenciais reconhecem, como uma condição-chave para o sucesso educativo, o saber multifacetado: sentir, estar, pensar, conhecer, relacionar-se. Concretamente, este enquadramento visa providenciar a todos os alunos equidade no acesso à educação e à saúde enquanto direitos basilares. Com a rasura das desigualdades, contribui-se para maiores níveis de coesão social, sendo este, garantidamente, o caminho para uma educação inclusiva, que responde às potencialidades, às expetativas e às necessidades dos alunos. A fim de proporcionar a todos a participação e o sentido de pertença, a articulação curricular, o estabelecimento de parcerias e o envolvimento ativo e comprometido dos vários elementos da comunidade apresentam-se como as estratégias vencedoras para o desenrolar de aprendizagens em benefício do equilíbrio entre mente e corpo. Tomando nas mãos este desígnio, a publicação Promoção e Educação para a Saúde: Inovação e Sustentabilidade para o Bem-Estar assumiu a meritória iniciativa de reforçar o enfoque nas políticas, serviços, redes, currículo, competências e ambientes em favor da harmonia em meio escolar, por forma a garantir a equidade, a participação, o empoderamento, a sustentabilidade, a colaboração e as parcerias neste bem maior que é o futuro das crianças e dos jovens. Trata-se, efetivamente, de um exemplo de cuidado com o Outro, que inspira a Escola a perseguir a máxima mens sana in corpore sano, para que, todos os dias, haja cada vez mais alunos saudáveis em escolas sãs.
URI: https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/pes2a
http://hdl.handle.net/10174/39393
ISBN: 978-972-778-439-4
Type: book
Appears in Collections:PED - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PES2A.pdf8.35 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois