|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/3936
|
Title: | Caracterização do Trabalho Experimental Realizado no Ensino Secundário e Estudo da Importância do mesmo na Aprendizagem da Química |
Authors: | Esteves, M. Lurdes Figueiredo, Margarida Vicente, Henrique |
Editors: | Carrott, Peter Galacho, Cristina Mendes, Paulo Figueiredo, Margarida Ferreira, Teresa Teixeira, António |
Keywords: | Experimental Work Experimental Classes Learning Chemistry |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Edição da Universidade de Évora |
Citation: | Esteves, M.L., Figueiredo, M. & Vicente, H., Caracterização do Trabalho Experimental Realizado no Ensino Secundário e Estudo da Importância do mesmo na Aprendizagem da Química. In P. Carrott, C. Galacho, P. Mendes, M. Figueiredo, T. Ferreira & A. Teixeira Eds., Jornadas do Centro de Química de Évora 2011, pp. 27, Universidade de Évora Edition, Évora, Portugal, 2011 |
Abstract: | A Química, enquanto disciplina individual ou integrada na disciplina de Ciências Físico-
Químicas, atravessa tempos difíceis. Considerada pelos alunos uma disciplina difícil, ela é,
muitas vezes, preterida em relação a outras onde conseguem obter melhores resultados.
Contudo, a Química dispõe de um recurso com potencialidades enormes no que se refere à
motivação dos alunos: o Trabalho experimental.
Nos currículos é-lhe atribuído um papel preponderante, contudo, na prática, verifica-se que
nem sempre isso acontece. Verificar até que ponto existem condições nas escolas para a
sua concretização e para que os professores reconheçam essa importância e a ponham em
prática, são questões que devemos colocar e às quais pretendemos, com a realização deste
estudo, dar resposta. Caracterizar o tipo de Trabalho Experimental que é realizado nas
Escolas Secundárias e avaliar qual a importância que ainda lhe é atribuída, por professores
e alunos, constituíram, por isso, os grandes objectivos deste estudo.
Este estudo, desenvolvido no âmbito da elaboração da dissertação de Mestrado em
Química em Contexto Escolar foi efectuado com professores que leccionaram a disciplina de
Física e Química A, e alunos que frequentaram esta disciplina no 10º e 11º ano, no ano
lectivo 2008/2009. Foi alargado a Escolas, públicas e privadas, de várias regiões do País,
com o intuito de obter um maior leque de resultados e de estudar eventuais diferenças.
A metodologia seguida baseou-se recolha de dados através da aplicação de inquéritos por
questionário, tendo sido os d analisados com recurso a métodos de Descoberta de
Conhecimento em Bases de Dados. Optou-se pela Aproximação de Vizinhanças na tarefa
de segmentação e pelas Árvores de Decisão para gerar modelos explicativos dos
segmentos encontrados, de forma a atribuir um novo caso a um dado segmento.
Os resultados obtidos permitiram concluir que, independentemente da metodologia seguida,
dos maiores ou menores recursos, a aposta na actividade do aluno e na realização de
actividades experimentais constitui uma estratégia muito rica numa disciplina como a
Química que é, por excelência, uma ciência experimental. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/3936 |
ISBN: | 978-972-778-112-6 |
Type: | article |
Appears in Collections: | QUI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CQE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|