Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39215

Title: O impacto da qualidade percebida no posicionamento da marca das seguradoras em Portugal
Authors: Gomes, Nuno Rodrigo
Silvério, Marta
Mota Veiga, Pedro
Keywords: Atributos das Marcas
Seguradoras.
Posicionamento das Marcas
Qualidade Percebida
Issue Date: 28-Jun-2024
Publisher: RIQUAL – Rede de Investigadores da Qualidade
Citation: Gomes, R. C. , Silvério, M. C. C. & Veiga, P. M. (2024). O impacto da qualidade percebida no posicionamento da marca das seguradoras em Portugal. In Proceedings of XIV Encontro de Investigadores da Qualidade, RIQUAL, 28 June 2024, Lisboa, Portugal.
Abstract: Esta investigação enquadra-se nos objetivos da Agenda ONU 2030 para o “Desenvolvimento Sustentável” que incluem o reforço da capacidade das seguradoras para “fornecerem serviços de seguros para todos”. A operacionalização do Posicionamento de Marca (PM) tem sido ambígua, inconsistente e subutilizada. Através de revisão de literatura, foi identificada como lacuna de investigação o desconhecimento do impacto da qualidade percebida pelos consumidores no PM das seguradoras. Foi operacionalizada uma lente multiteórica com o objetivo de explorar a qualidade percebida pelos consumidores na formação do PM das seguradoras. Em termos metodológicos, realizou-se um estudo quantitativo a partir de um questionário aplicado a 700 consumidores de seguros, em Portugal, entre Dez23-Fev24. Foi solicitado aos consumidores que indicassem espontaneamente quais os atributos que mais valorizam nas seguradoras. Numa segunda parte, foi questionada a perceção dos consumidores acerca de atributos das marcas especificados na literatura relativos à “qualidade percebida” e ao “valor percebido”. Através de PLS-SEM foi possível analisar e validar que a “qualidade percebida” tem um efeito positivo e significativo no PM das seguradoras, contrariamente ao “valor percebido” das marcas. Através de NVIVO, foi possível identificar os atributos mais relevantes para os consumidores, relativos à dimensão “qualidade percebida” das seguradoras: “boas coberturas nas apólices”, “rapidez nos serviços”, “atendimento eficaz” e “oferta variada de seguros”. Conclui-se que, se as seguradoras concentrarem os seus investimentos/esforços nos atributos mais valorizados pelos consumidores relativos à qualidade percebida, conseguirão detetar e reduzir eventuais gaps prejudiciais entre o PM percecionado pelos consumidores e PM pretendido pelas seguradoras.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39215
Type: article
Appears in Collections:GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RIQUAL _O impacto da qualidade percebida no posicionamento da marca das seguradoras em Portugal.pdf963.69 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois