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http://hdl.handle.net/10174/39215
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Title: | O impacto da qualidade percebida no posicionamento da marca das seguradoras em Portugal |
Authors: | Gomes, Nuno Rodrigo Silvério, Marta Mota Veiga, Pedro |
Keywords: | Atributos das Marcas Seguradoras. Posicionamento das Marcas Qualidade Percebida |
Issue Date: | 28-Jun-2024 |
Publisher: | RIQUAL – Rede de Investigadores da Qualidade |
Citation: | Gomes, R. C. , Silvério, M. C. C. & Veiga, P. M. (2024). O impacto da qualidade percebida no posicionamento da marca das seguradoras em Portugal. In Proceedings of XIV Encontro de Investigadores da Qualidade, RIQUAL, 28 June 2024, Lisboa, Portugal. |
Abstract: | Esta investigação enquadra-se nos objetivos da Agenda ONU 2030 para o
“Desenvolvimento Sustentável” que incluem o reforço da capacidade das
seguradoras para “fornecerem serviços de seguros para todos”. A operacionalização
do Posicionamento de Marca (PM) tem sido ambígua, inconsistente e subutilizada.
Através de revisão de literatura, foi identificada como lacuna de investigação o
desconhecimento do impacto da qualidade percebida pelos consumidores no PM
das seguradoras. Foi operacionalizada uma lente multiteórica com o objetivo de
explorar a qualidade percebida pelos consumidores na formação do PM das
seguradoras. Em termos metodológicos, realizou-se um estudo quantitativo a partir
de um questionário aplicado a 700 consumidores de seguros, em Portugal, entre
Dez23-Fev24. Foi solicitado aos consumidores que indicassem espontaneamente
quais os atributos que mais valorizam nas seguradoras. Numa segunda parte, foi
questionada a perceção dos consumidores acerca de atributos das marcas
especificados na literatura relativos à “qualidade percebida” e ao “valor percebido”.
Através de PLS-SEM foi possível analisar e validar que a “qualidade percebida”
tem um efeito positivo e significativo no PM das seguradoras, contrariamente ao
“valor percebido” das marcas. Através de NVIVO, foi possível identificar os
atributos mais relevantes para os consumidores, relativos à dimensão “qualidade
percebida” das seguradoras: “boas coberturas nas apólices”, “rapidez nos serviços”,
“atendimento eficaz” e “oferta variada de seguros”. Conclui-se que, se as
seguradoras concentrarem os seus investimentos/esforços nos atributos mais
valorizados pelos consumidores relativos à qualidade percebida, conseguirão
detetar e reduzir eventuais gaps prejudiciais entre o PM percecionado pelos
consumidores e PM pretendido pelas seguradoras. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/39215 |
Type: | article |
Appears in Collections: | GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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