Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39210

Title: MBA para Gestores e Engenheiros -Cap 3 - A Marca Própria
Authors: Silvério, Marta
Lopes, João Pedro
Editors: Machado, Carolina
Davim, J. Paulo
Keywords: Marca
Marca Própria
Estratégia
Retalhistas
Distribuição Moderna
Issue Date: 1-Mar-2025
Publisher: Edições Sílabo
Citation: Lopes, João Pedro; Silvério, Marta (2025). A marca Própria. In: Machado, C. & Davim, J. P. (coordenadores). MBA para Engenheiros. Edições Sílabo. ISBN 978-989-561-007-5. 3ª ed.
Abstract: Nos dias de hoje a marca possui uma elevada importância estratégia para todas as organizações, no sentido em que uma marca passou a ter um ou vários produtos. Como forma de resposta às mudanças do mercado, nas últimas décadas verificou-se um crescimento exponencial das marcas próprias, o que provocou alterações ao nível das estratégias dos retalhistas e da apetência dos consumidores por estas marcas. A estratégia das marcas próprias permite às empresas de retalho trabalharem o posicionamento, uma vez que os consumidores têm perceções e imagens acerca das marcas e o que exerce forte influência sobre a escolha das lojas e sobre o comportamento de compra. Algumas das decisões estratégicas do retalho em relação às marcas próprias dizem respeito ao uso ou não do nome da insígnia nessas marcas. As marcas próprias assumem um papel fundamental na estratégia de marketing, das empresas distribuidoras, o que pode ser reconhecido pela evolução que as quotas de mercado têm tido nos últimos anos. Neste capítulo será abordado inicialmente o conceito de marca e marca própria e uma breve evolução histórica. Em seguida, e antes da abordagem particular acerca da marca própria, irá abordar-se, de forma breve, a marca em geral ao nível das suas caraterísticas, funções, estratégias, posicionamento, imagem e identidade. No ponto 5 serão abordadas as estratégias de marca própria, seguindo-se as diversas vantagens e inconvenientes de trabalhar com esta estratégia, para, no ponto 7 olhar-se para a marca própria como uma opção para o consumidor face à marca de fabricante. O último ponto, antes das conclusões, aborda a marca própria no mundo e em Portugal ao nível da distribuição moderna.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39210
Type: bookPart
Appears in Collections:GES - Publicações - Capítulos de Livros

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