Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39023
|
| Title: | The Accordion Transfiguration, from Popular Music to Erudite Recognition |
| Authors: | Pescada, Gonçalo |
| Keywords: | Acordeão Sequenze Chanson Análise Música contemporânea |
| Issue Date: | 3-Jul-2025 |
| Publisher: | Athens Journal of Humanities & Arts |
| Abstract: | Luciano Berio, um dos compositores mais prolíficos do século XX, contribuiu com um enorme legado composicional para diversos instrumentos e formações, nomeadamente através das suas famosas Sequenze. Estas obras resultaram num conjunto de composições virtuosas para instrumentos solo, incluindo escrita idiomática e técnicas estendidas, com o objetivo de explorar ao máximo as capacidades mecânicas e técnicas dos instrumentos e instrumentistas, num período que se estendeu de 1958 a 2002. A Sequenza XIII (Chanson), para Acordeão, surgiu em 1995 e reflete a evolução de um instrumento multitímbrico, cujo repertório varia do popular ao erudito. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/39023 |
| ISSN: | 2241-7702 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | MUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|