Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/3878
|
Title: | Orientações Curriculares: que alicerces para a construção das aprendizagens. |
Authors: | Folque, Maria da Assunção |
Keywords: | Educação de Infância Curriculo Learning to learn |
Issue Date: | 2001 |
Publisher: | MEM |
Citation: | Folque, Maria da Assunção. Orientações Curriculares: que alicerces para a construção das aprendizagens. Escola Moderna, 12, 5-12, 2001. |
Abstract: | Neste artigo faço algumas leituras possíveis do documento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE), procurando realçar alguns fundamentos que no meu entender podem constituir alicerces sólidos sobre os quais se constrói o edifício da aprendizagem e encontrar nesta leitura o contínuo com as opções curriculares presentes, também, nos documentos dos níveis de ensino seguintes. Partindo de alguns princípios das OCEPE (analisam-se as implicações desses princípios para a gestão do currículo:
O processo de aprendizagem desenvolve-se a partir do que a criança já sabe – necessidade de criar um clima de livre expressão, de basear o planeamento na observação ou seja na avaliação e de optar por uma pedagogia diferenciada;
O processo de aprendizagem desenvolve-se em interação com os outros – constituição dos grupos onde se reconhece a vantagem de incluir a diversidade de parceiros; incluir na rotina pedagógica momentos de interação entre crianças;
A criança é sujeito do processo educativo – necessidade de uma gestão participada ou cooperada das aprendizagens;
A criança aprende agindo, explorando o mundo à sua volta mas também refletindo sobre a sua experiência – envolvimento em projetos de diversas áreas de conhecimento; participação das crianças na avaliação e no planeamento. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/3878 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Sem Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|