Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/38632

Title: Investigação, Curadoria e Preservação digitais: modelo colaborativo entre o CHAM – Centro de Humanidades e o Núcleo de Desenvolvimento Digital da Investigação
Other Titles: Research and digital curation and preservation: collaborative model between CHAM – Centre for the Humanities and the Digital Development of Research Services
Authors: Ochôa, Paula
Salgueiro, Ângela
Almeida, Bruno
Oliveira, Silvana
Araújo, Rui
Keywords: Pesquisa
Preservação digital
Curadoria digital
Dados científicos
Cooperação
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal de Santa Catarina
Citation: OCHÔA, Paula; SALGUEIRO, Ângela; ALMEIDA, Bruno; OLIVEIRA, Silvana Roque de; ARAÚJO, Rui (2024). Investigação, Curadoria e Preservação digitais: modelo colaborativo entre o CHAM – Centro de Humanidades e o Núcleo de Desenvolvimento Digital da Investigação. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 29, 2024: e94319.
Abstract: Este artigo pretende descrever uma experiência intraorganizacional de cooperação estratégica, refletindo sobre os fatores críticos de sucesso no desenvolvimento de políticas de preservação e curadoria digitais envolvendo instituições de ensino superior e centros de investigação. São consideradas duas perspectivas qualitativas no estudo de caso: a practice turn e a perspectiva do estudo do comportamento e práticas informacionais para estudar a estratégia e as interações informacionais do modelo de colaboração desenvolvido entre um centro de investigação (CHAM – Centro de Humanidades) e a equipa especializada do Núcleo de Desenvovlvimento Digital da Investigação (NDDI) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foram utilizados métodos como a análise documental, a observação e a análise de práticas informacionais. O modelo de colaboração é analisado nas suas características estratégicas e práticas informacionais: diálogo ativo e contínuo entre a comunidade de investigadores, suportada por atividades de coaching do NDDI, focalizadas na obtenção de um consenso generalizado, mas flexível em torno da investigação, curadoria e preservação digitais. A sua implementação resulta de uma estratégia Top-down, garantindo o apoio organizacional e a governança da informação, e Bottom-up, constituindo um processo conduzido pela comunidade, desenvolvendo duas ações interrelacionadas: uma experiência piloto de teste de gestão de dados e a avaliação conjunta dos sites de projetos de investigação com recomendações para a sua sustentabilidade, interoperabilidade, preservação e curadoria digitais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/38632
ISSN: 1518-2924
Type: article
Appears in Collections:IHC - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
genilsongeraldo_1979,+EB-v29-94319_PT.pdf431.35 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois