Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/38382

Title: Do sentimento de pertença em Francisco Brennand (1927-2019): IMMOTUS NEC INERS
Authors: Mariano, Tiago Gouveia
Advisors: Rodrigues, Paulo Simões
Keywords: Francisco Brennand
Oficina Ceramica
Influencias
Escultura
Pintura
Francisco Brennand
Ceramic Workshop
Influences
Sculpture
Painting
Issue Date: 29-Nov-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta pesquisa permeia o universo artístico de Francisco Brennand, artista brasileiro que transformou as ruínas da fábrica de cerâmica da família em uma Oficina, Ateliê e Museu dedicados à sua obra, para observar criticamente a trajetória da sua biografia artística por meio da análise de algumas das obras mais notórias de sua carreira, do processo de transformação da fábrica dos seus pais em oficina de cerâmica, chamada por Francisco de “Pátria da sua Infância”, e da produção dos emblemas que fazem parte da criação única deste espaço. A trajetória de Brennand no mundo das artes começa ainda cedo, com o seu interesse pela pintura. Começa por ter aulas com os grandes mestres da Escola de Belas Artes de Pernambuco, mas o seu interesse só desperta verdadeiramente quando viaja até Paris e conhece os pintores europeus, principalmente o grupo de pós-impressionistas, composto por Cézanne, Gauguin e Van Gogh, além de Picasso e Balthus, que Brennand considerava que teria o descoberto antes mesmo dos franceses. A sua primeira ida a Europa, logo após o seu casamento, é de forte impacte para a sua produção artística. Na capital francesa, Brennand passa a ser “parte” das paisagens que ele tanto admirava pelas ilustrações dos livros e peregrina por museus e galerias. Após um retorno adiantado da sua jornada na capital francesa, Francisco volta ao Recife por um curto período, seguindo logo para um estágio em uma oficina de cerâmica em Deruta (cidade italiana na região da Umbria). Lá, ele toma ainda mais gosto pelo ofício de oleiro e ceramista, desenvolvendo uma técnica inovadora. Quando retorna para o Recife, Brennand inicia o longo processo de working-in-progress que viria a ser a reconstrução da oficina de cerâmica e a produção de suas peças e se questiona em seus diários se era necessário primeiro construir um templo ou povoá-lo e o faz simultaneamente. Francisco por muitos foi considerado um “senhor feudal”, onde dentro dos limites da sua oficina havia suas “criaturas” e seu senhor. As obras do artista bebiam diretamente dos mistérios e mitos, se alimentando também do sentimento do trágico que pairava por toda sua obra. Os mistérios como a reprodução e sexualidade estão presentes durante toda obra do artista, sejam em mulheres, homens, genitálias ou frutos. Contudo, o artista não se preocupa em esclarecer nenhum dos enigmas e mistérios que se propõe a desenvolver. Brennand também passa a ser uma espécie de demiurgo, pois uma das características de sua produção é os novos destinos que ele dava a suas obras. O fascínio pela mitologia e pelo trágico se confronta com a frase indaga pelo artista “jamais os gregos”, mas o artista não se propõe negar a tradição clássica e sim sua estética. Por fim, a análise da dimensão da propriedade do espaço, pois os sentimentos que o artista atrela ao espaço transcendem limites físicos. O espaço de criação de suas peças que surgem do forno chamado Prometeu, além da liberdade que o artista exerce dentro do espaço dando novos significados a suas obras; - Abstract From the Feeling of Belonging in Francisco Brennand (1927-2019): IMMOTUS NEC INERS This research proposes to permeate the artistic universe of Francisco Brennand, a Brazilian artist who transformed his workshop, studio and museum from the ruins of his family's ceramics. Observing the artistic biographical trajectory, following by a critical analysis of some of the most notorious works of his career, finally exposing the particularities that involve the reconstruction of the Ceramic Workshop, called by Francisco “Pátria da sua Infância” and the emblems that are part of the unique formation of this space. Brennand's trajectory in the world of arts began at an early age with his interest in painting, over the years Brennand took classes with great masters from the School of Fine Arts of Pernambuco, but his great interest in fact was given to Europeans, mainly the group of Post-impressionists (Cezanne, Gauguin and Van Gogh) in addition to Picasso and Balthus, the latter Brennand believed that he would have discovered it even before the French. His first trip to Europe as soon as he married Debora had a strong impact on the artist's production. In the French capital Brennand becomes “part” of the landscapes that he himself admired so much through books and could wander through museums and galleries. After an early return from his journey in the French capital, Francisco returns to Recife for a short period, but soon goes on to an internship at a Ceramic Workshop in Deruta. La takes even more taste for the potter and ceramist craft, developing an innovative technique. When he returned to Recife, Brennand began the process of Working-in-Progress, which would become the reconstruction of the Ceramic Workshop and the production of his pieces. Brennand wonders in her diaries whether it was necessary to first build a temple or populate it, and she does so simultaneously. Brennand by many was considered a "feudal lord" where within the limits of his Workshop were his "creatures" and his lord. The artist's works drank directly from the mysteries and myths, also feeding on the feeling of the tragic that hovered throughout his work, mysteries such as reproduction and sexuality are present throughout the artist's work, whether in women, men, genitals or fruits. However, the artist is not concerned with clarifying any of the enigmas and mysteries that he proposes to develop. Brennand also becomes a kind of demiurge because one of the characteristics of his production is the new destinations he gave to his works. The fascination with mythology and the tragic is confronted with the phrase the artist asks “never the Greeks”, however the artist does not intend to deny the classical tradition, but its aesthetics. Finally, the analysis of the dimension of the property of space, as the feelings that the artist attaches to space transcend physical limits. The space for the creation of his pieces that emerge from the oven called Prometheus, in addition to the freedom that the artist exercises within the space, giving new meanings to his works.
URI: http://hdl.handle.net/10174/38382
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Historia_da_Arte-Tiago_Gouveia_Mariano.pdf7.89 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois