|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/38382
|
Title: | Do sentimento de pertença em Francisco Brennand (1927-2019): IMMOTUS NEC INERS |
Authors: | Mariano, Tiago Gouveia |
Advisors: | Rodrigues, Paulo Simões |
Keywords: | Francisco Brennand Oficina Ceramica Influencias Escultura Pintura Francisco Brennand Ceramic Workshop Influences Sculpture Painting |
Issue Date: | 29-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta pesquisa permeia o universo artístico de Francisco Brennand, artista
brasileiro que transformou as ruínas da fábrica de cerâmica da família em uma
Oficina, Ateliê e Museu dedicados à sua obra, para observar criticamente a
trajetória da sua biografia artística por meio da análise de algumas das obras
mais notórias de sua carreira, do processo de transformação da fábrica dos
seus pais em oficina de cerâmica, chamada por Francisco de “Pátria da sua
Infância”, e da produção dos emblemas que fazem parte da criação única deste
espaço. A trajetória de Brennand no mundo das artes começa ainda cedo, com
o seu interesse pela pintura. Começa por ter aulas com os grandes mestres da
Escola de Belas Artes de Pernambuco, mas o seu interesse só desperta
verdadeiramente quando viaja até Paris e conhece os pintores europeus,
principalmente o grupo de pós-impressionistas, composto por Cézanne,
Gauguin e Van Gogh, além de Picasso e Balthus, que Brennand considerava
que teria o descoberto antes mesmo dos franceses. A sua primeira ida a
Europa, logo após o seu casamento, é de forte impacte para a sua produção
artística. Na capital francesa, Brennand passa a ser “parte” das paisagens que
ele tanto admirava pelas ilustrações dos livros e peregrina por museus e
galerias. Após um retorno adiantado da sua jornada na capital francesa,
Francisco volta ao Recife por um curto período, seguindo logo para um estágio
em uma oficina de cerâmica em Deruta (cidade italiana na região da Umbria).
Lá, ele toma ainda mais gosto pelo ofício de oleiro e ceramista, desenvolvendo
uma técnica inovadora. Quando retorna para o Recife, Brennand inicia o longo
processo de working-in-progress que viria a ser a reconstrução da oficina de
cerâmica e a produção de suas peças e se questiona em seus diários se era
necessário primeiro construir um templo ou povoá-lo e o faz simultaneamente.
Francisco por muitos foi considerado um “senhor feudal”, onde dentro dos
limites da sua oficina havia suas “criaturas” e seu senhor. As obras do artista
bebiam diretamente dos mistérios e mitos, se alimentando também do
sentimento do trágico que pairava por toda sua obra. Os mistérios como a
reprodução e sexualidade estão presentes durante toda obra do artista, sejam
em mulheres, homens, genitálias ou frutos. Contudo, o artista não se preocupa
em esclarecer nenhum dos enigmas e mistérios que se propõe a desenvolver. Brennand também passa a ser uma espécie de demiurgo, pois uma das
características de sua produção é os novos destinos que ele dava a suas obras.
O fascínio pela mitologia e pelo trágico se confronta com a frase indaga pelo
artista “jamais os gregos”, mas o artista não se propõe negar a tradição clássica
e sim sua estética. Por fim, a análise da dimensão da propriedade do espaço,
pois os sentimentos que o artista atrela ao espaço transcendem limites físicos.
O espaço de criação de suas peças que surgem do forno chamado Prometeu,
além da liberdade que o artista exerce dentro do espaço dando novos
significados a suas obras; - Abstract
From the Feeling of Belonging in Francisco Brennand (1927-2019): IMMOTUS
NEC INERS
This research proposes to permeate the artistic universe of Francisco Brennand, a
Brazilian artist who transformed his workshop, studio and museum from the ruins of
his family's ceramics. Observing the artistic biographical trajectory, following by a
critical analysis of some of the most notorious works of his career, finally exposing
the particularities that involve the reconstruction of the Ceramic Workshop, called by
Francisco “Pátria da sua Infância” and the emblems that are part of the unique
formation of this space. Brennand's trajectory in the world of arts began at an early
age with his interest in painting, over the years Brennand took classes with great
masters from the School of Fine Arts of Pernambuco, but his great interest in fact was
given to Europeans, mainly the group of Post-impressionists (Cezanne, Gauguin and
Van Gogh) in addition to Picasso and Balthus, the latter Brennand believed that he
would have discovered it even before the French. His first trip to Europe as soon as
he married Debora had a strong impact on the artist's production. In the French capital
Brennand becomes “part” of the landscapes that he himself admired so much through
books and could wander through museums and galleries. After an early return from
his journey in the French capital, Francisco returns to Recife for a short period, but
soon goes on to an internship at a Ceramic Workshop in Deruta. La takes even more
taste for the potter and ceramist craft, developing an innovative technique. When he
returned to Recife, Brennand began the process of Working-in-Progress, which would
become the reconstruction of the Ceramic Workshop and the production of his pieces.
Brennand wonders in her diaries whether it was necessary to first build a temple or
populate it, and she does so simultaneously. Brennand by many was considered a
"feudal lord" where within the limits of his Workshop were his "creatures" and his lord.
The artist's works drank directly from the mysteries and myths, also feeding on the
feeling of the tragic that hovered throughout his work, mysteries such as reproduction
and sexuality are present throughout the artist's work, whether in women, men,
genitals or fruits. However, the artist is not concerned with clarifying any of the
enigmas and mysteries that he proposes to develop. Brennand also becomes a kind
of demiurge because one of the characteristics of his production is the new
destinations he gave to his works. The fascination with mythology and the tragic is confronted with the phrase the artist asks “never the Greeks”, however the artist does
not intend to deny the classical tradition, but its aesthetics. Finally, the analysis of the
dimension of the property of space, as the feelings that the artist attaches to space
transcend physical limits. The space for the creation of his pieces that emerge from
the oven called Prometheus, in addition to the freedom that the artist exercises within
the space, giving new meanings to his works. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38382 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|