|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/38371
|
Title: | Educação: o caminho entre o que somos e o que queremos ser. |
Authors: | Nico, Bravo Nico, Lurdes Nico, José |
Editors: | Paraskeva, João Moreira, Maria Oliveira, Lia Flores, Maria |
Keywords: | Educação Jurgo Santomé |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | De Facto |
Citation: | Nico, B., & Nico, L. (2024). Educação: o caminho entre o que somos e o que queremos ser. In J. Paraskeva, M. Moreira, L. Oliveira & M. Flores (Eds.), Para uma Educação Pública Garante do Bem Comum: Tributo a Jurjo Torres Santomé (pp. 53-62). De Facto Editores. ISBN 978-989-9013-11-7 |
Abstract: | A Educação está sempre no epicentro dos processos de desenvolvimento mais estruturantes da vida das pessoas, das instituições, das comunidades e das sociedades. É através da concretização de processos educativos, participados, inclusivos e democráticos, que ocorrem as mudanças mais significativas das nossas vidas, promovendo, de forma mais evidente e consolidada, patamares superiores de liberdade e de autodeterminação. Na realidade, não existe Liberdade sem o correspondente exercício, livre e responsável, do Direito à Educação.
Aprender é uma necessidade básica de qualquer pessoa e, em consequência, um bem que deve disponibilizar-se de forma universal, através de um serviço público que garanta a equidade e a igualdade de oportunidades no acesso à informação e à construção do conhecimento. No entanto, nesta coordenada axiológica, política, social e cultural, a Educação é um Direito e, simultaneamente, um dever universal de cidadania, no âmbito da responsabilidade social individual, cumprindo-se, com esse exercício, um contrato social, através do qual a informação e o conhecimento são partilhados entre indivíduos, comunidades e sociedades, no tempo e no espaço. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38371 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|