Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/38361

Title: Percursos de qualificação e emprego em Alandroal: o período de 1983 a 2013.
Authors: Galhardas, Elisabete
Nico, Bravo
Editors: Nico, Lurdes
Nico, Bravo
Keywords: Carta Educativa
Qualificação
Emprego
Tracer Study
Alandroal
Issue Date: 2024
Publisher: CIEP
Citation: Galhardas, E., & Nico, B. (2024). Percursos de qualificação e emprego em Alandroal: o período de 1983 a 2013. In L. Nico & B. Nico (Eds.), Educação e Território: Fragmentos do Alentejo (pp. 419-432). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. ISBN 978-972-778-418-9
Abstract: Os últimos recenseamentos da população (1991, 2001, 2011) evidenciam um decréscimo, permanente e expressivo, da população do Alentejo, um acentuado envelhecimento e a permanência estrutural de baixos níveis de escolaridade. É neste contexto que se tem vindo a instalar um poderoso, silencioso e paradoxal, mecanismo de despovoamento seletivo (porque jovem e qualificado) dos territórios do interior de Portugal e do Alentejo: um mecanismo gerado pela relação negativa existente entre os percursos de qualificação e de emprego e a consequente mobilidade geográfica daí decorrente. O presente estudo, baseando-se num Tracer Study retrospetivo, assumiu, como finalidade, contribuir para a determinação do perfil dos percursos de qualificação e emprego de uma determinada população, partindo da identificação e caracterização das respetivas trajetórias escolares e profissionais concretizadas por indivíduos adultos residentes num determinado território do interior da região Alentejo (Município de Alandroal), num período relativamente longo (1983-2013). Da análise efetuada, constatámos que percursos académicos longos não estiveram presentes na maioria da vida dos intervenientes. Apenas 17 dos 52 inquiridos ingressaram no ensino superior, concluindo-se que é, nesta coorte de indivíduos, que se verifica maior incidência ao nível do desemprego. Verificámos, também, que o fator mobilidade é impulsionado pelo nível de habilitações académicas, que se distinguem por duas fases essenciais. Numa primeira fase, quando se exigem deslocações extraconcelhias para continuar os estudos e, numa segunda fase, quando se verifica a inexistência de ofertas de 420 emprego compatíveis com as qualificações e os indivíduos se veem obrigados a sair para outros territórios, incluindo o estrangeiro.
URI: http://hdl.handle.net/10174/38361
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

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