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Title: POLÍTICA AFIRMATIVA: ARGUMENTOS FAVORÁVEIS E CONTRÁRIOS ÀS COTAS NO ENSINO SUPERIOR FEDERAL BRASILEIRO
Authors: Mattei, Tatiane
Alves, Lucir Reinaldo
Rego, Conceição
Keywords: Política educacional.
Cotas
Ensino superior.
Brasil.
Issue Date: Apr-2025
Citation: MATTEI, T. S.; REINALDO ALVES, L.; PEIXE REGO, M. da C. POLÍTICA AFIRMATIVA: ARGUMENTOS FAVORÁVEIS E CONTRÁRIOS ÀS COTAS NO ENSINO SUPERIOR FEDERAL BRASILEIRO. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/gdemrevista.v10i2.34828. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/3
Abstract: As ações afirmativas são ações implantadas para reduzir o desequilíbrio entre grupos sociais, eliminando barreiras, formais e informais (preconceito, discriminação), que impeçam o acesso de certos grupos ao ensino superior. No ensino superior federal brasileiro a política afirmativa se materializa, desde 2012, na reserva de vagas (cotas) para estudantes de baixa renda, egressos de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas, quilombolas (incluídos em 2023) e pessoas com deficiência. O tema desperta opiniões divergentes e esse trabalho objetiva apresentar os argumentos contrários e favoráveis à lei de cotas no Brasil. Através de uma pesquisa bibliográfica aponta-se que o principal argumento favorável é a inclusão, promoção da igualdade de oportunidades e diversidade social. Os contrários apontam que as cotas ameaçam a meritocracia e defendem a igualdade racial. Compreender os argumentos de cada grupo é essencial para o fortalecimento de uma sociedade democrática que valoriza e respeita a diversidade de opiniões. Além disso contribui para a formulação e melhoria de políticas públicas. Palavras-chave: Política educacional.
URI: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/34828
http://hdl.handle.net/10174/38345
Type: article
Appears in Collections:CEFAGE - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Sem Arbitragem Científica

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