Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/38323
|
Title: | Educação popular e desenvolvimento local: uma equação territorial |
Authors: | Nico, Bravo Nico, Lurdes Pratas Nico, José |
Editors: | Monteiro, A. Fragoso, A. |
Keywords: | Educação Comunitária Território Desenvolvimento Local Educação Permanente |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Afrontamento |
Citation: | Nico, B., & Nico, L. (2024). Educação popular e desenvolvimento local: uma equação territorial. In A. Monteiro & A. Fragoso (Eds.), Desenvolvimento Local em Portugal. Afrontamento (pp.147-157). Afrontamento |
Abstract: | Em cada contexto territorial, encontramos uma dinâmica humana diferenciada que, resultando do cruzamento de fatores exógenos e endógenos, gera uma equação de desenvolvimento singular, promove e acolhe a participação e o contributo das pessoas e das instituições e determina o futuro dessa realidade humana, social e económica.
Neste processo singular, o contributo da rede de instituições das comunidades locais é uma variável crítica e estruturante das dinâmicas de desenvolvimento local e importante no desenho e concretização dos processos de aprendizagem individual e coletiva que lhes estão associados.
Esta rede territorial e comunitária de instituições – em particular as de natureza não escolar – presente em todas as dimensões da vida local, tem assumido um papel relevante nos percursos vitais de muitas pessoas, pelo contributo que lhes tem proporcionado na construção de conhecimentos e competências estruturantes nos respetivos projetos de vida pessoal e profissional.
Conhecer, valorizar e mobilizar estas escolas fora da escola será um passo essencial de cada dinâmica de desenvolvimento local participado, inclusivo e sustentável, social, ambiental e economicamente. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38323 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|