Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/38211
|
Title: | LER para conhecer e melhorar: Atualização científica, avaliação e recursos pedagógicos |
Authors: | Leite, Isabel |
Keywords: | Avaliação da leitura Formação de professores Recursos pedagógicos Projeto LER |
Issue Date: | 20-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Católica Portuguesa |
Citation: | Leite, I. (2024, November, 20). LER para conhecer e melhorar: Atualização científica, avaliação e recursos pedagógicos. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. |
Abstract: | O projeto LER, da Fundação Belmiro de Azevedo, nasce do compromisso com a melhoria da educação, centrando-se na aprendizagem da leitura e escrita. Estudos como O impacto do professor na aprendizagem dos alunos (Balcão Reis et al. 2021) e análises da formação docente (Leite et al., 2022) destacaram a importância dos professores e revelaram lacunas na preparação inicial dos futuros docentes para o ensino da leitura e escrita. Hoje, o projeto possui três dimensões centrais: avaliação, formação e produção de recursos pedagógicos. A avaliação foca-se nos conhecimentos e capacidades das crianças em idade pré-escolar e nas habilidades iniciais de leitura e escrita, visando conhecer melhor a trajetória de aprendizagem em Portugal e identificar dificuldades precoces. A formação tem por objetivo contribuir para a atualização dos docentes e para uma melhor formação inicial de educadores e professores, reforçando os conhecimentos no domínio da linguística e psicolinguística, essenciais para ensinar a leitura e a escrita de forma eficaz. A plataforma LER e materiais de apoio oferecem conteúdos científicos e pedagógicos úteis para a prática letiva. Esta abordagem integrada pretende apoiar os docentes no seu esforço contínuo de desenvolvimento e atualização, assim como monitorizar a progressão dos alunos, com o objetivo último de melhorar a aquisição da literacia. |
URI: | https://lisboa.ucp.pt/pt-pt/eventos/2o-encontro-internacional-mente-cerebro-e-educacao http://hdl.handle.net/10174/38211 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|