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http://hdl.handle.net/10174/38208
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Title: | Como estão os professores dos primeiros anos de escolaridade, em Portugal, a ser preparados para o ensino da leitura e da escrita? |
Authors: | Leite, Isabel Lemos, Gina Claudia Sousa-Pereira, Fátima Leite, carlinda |
Editors: | Swennen, Anja Leite, Carlinda Lopes, Amélia |
Keywords: | Estrutura da linguagem Sistema de escrita e ortografia Leitura e escrita Formação de professores Investigação e formação |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto |
Citation: | Leite, I., Lemos, G. C., Sousa-Pereira, F., & Leite, C. (2024). Como estão os professores dos primeiros anos de escolaridade, em Portugal, a ser preparados para o ensino da leitura e da escrita? Educação, Sociedade e Culturas, n.º 67, 2024, 1-19. https://doi.org/10.24840/esc.vi67.780 |
Abstract: | O ensino da leitura e escrita exige professores adequadamente preparados. Sendo da responsabilidade das instituições do ensino superior a formação dos professores, espera-se que ela tenha a qualidade desejada e seja assegurada por professores com investigação neste domínio. Realizou-se um estudo para conhecer que formação estão a ter os futuros professores para ensinar a ler e a escrever e que perfil de investigação têm os professores do ensino superior que a asseguram. Foram analisados os planos de estudo dos cursos de formação para a docência no 1.º ciclo do ensino básico, as fichas das unidades curriculares de formação na área de docência e de didáticas específicas associadas ao Português, à leitura e à escrita, e as fichas de curriculum vitae dos/as respetivos/as docentes. Entrevistaram-se diretores de curso e professores. Concluiu-se que existiam cursos que não contemplavam um estudo completo da linguagem e da língua, a relação entre a linguagem oral e a escrita, assim como as características do código ortográfico do português. Várias dimensões do ensino apontadas pela investigação científica em Educação e em Psicolinguística como relevantes não eram consideradas. Os formadores dos futuros professores tinham investigação escassa, pouco focada no Português, leitura e escrita, e baixa publicação em revistas indexadas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38208 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PSI - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
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