Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/38208

Title: Como estão os professores dos primeiros anos de escolaridade, em Portugal, a ser preparados para o ensino da leitura e da escrita?
Authors: Leite, Isabel
Lemos, Gina Claudia
Sousa-Pereira, Fátima
Leite, carlinda
Editors: Swennen, Anja
Leite, Carlinda
Lopes, Amélia
Keywords: Estrutura da linguagem
Sistema de escrita e ortografia
Leitura e escrita
Formação de professores
Investigação e formação
Issue Date: 2024
Publisher: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto
Citation: Leite, I., Lemos, G. C., Sousa-Pereira, F., & Leite, C. (2024). Como estão os professores dos primeiros anos de escolaridade, em Portugal, a ser preparados para o ensino da leitura e da escrita? Educação, Sociedade e Culturas, n.º 67, 2024, 1-19. https://doi.org/10.24840/esc.vi67.780
Abstract: O ensino da leitura e escrita exige professores adequadamente preparados. Sendo da responsabilidade das instituições do ensino superior a formação dos professores, espera-se que ela tenha a qualidade desejada e seja assegurada por professores com investigação neste domínio. Realizou-se um estudo para conhecer que formação estão a ter os futuros professores para ensinar a ler e a escrever e que perfil de investigação têm os professores do ensino superior que a asseguram. Foram analisados os planos de estudo dos cursos de formação para a docência no 1.º ciclo do ensino básico, as fichas das unidades curriculares de formação na área de docência e de didáticas específicas associadas ao Português, à leitura e à escrita, e as fichas de curriculum vitae dos/as respetivos/as docentes. Entrevistaram-se diretores de curso e professores. Concluiu-se que existiam cursos que não contemplavam um estudo completo da linguagem e da língua, a relação entre a linguagem oral e a escrita, assim como as características do código ortográfico do português. Várias dimensões do ensino apontadas pela investigação científica em Educação e em Psicolinguística como relevantes não eram consideradas. Os formadores dos futuros professores tinham investigação escassa, pouco focada no Português, leitura e escrita, e baixa publicação em revistas indexadas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/38208
Type: article
Appears in Collections:PSI - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Visualização de Como estão os professores dos primeiros anos de escolaridade, em Portugal, a ser preparados para o ensino da leitura e da escrita_.pdf5.34 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois