|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/38192
|
Title: | Inquérito aos Hábitos de Leitura dos Estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Superior:Principais Resultados |
Authors: | Cordeiro, Cristina Leite, Isabel Viana, Fernanda Leopoldina Ribeiro, Iolanda |
Keywords: | Habitos de Leitura Ensino Superior |
Issue Date: | Dec-2023 |
Publisher: | Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência |
Citation: | Cordeiro, C., Leite, I., Viana, F. L., et al. (2023). Inquérito aos hábitos de leitura dos estudantes do 1.º ciclo do ensino superior: Principais resultados. Direção Geral de Estatísticas do Ensino Superior. |
Abstract: | O Inquérito aos Hábitos de Leitura dos Estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Superior (IHLES) pretendeu
caracterizar os hábitos de leitura destes estudantes, as suas representações sobre a leitura e motivação para
esta atividade. Foi promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e destinou-se aos
estudantes do Ensino Superior Público a frequentar o sistema Universitário e Politécnico, inscritos em cursos
de Licenciatura do 1.º ciclo ou nos três primeiros anos dos Mestrados Integrados.
Para um conhecimento mais aprofundado da relação entre os hábitos de leitura e outras dimensões pessoais
e sociais, as duas primeiras partes do inquérito incluíam um conjunto de questões que, além da identificação
do curso e da instituição frequentada, tinha como objetivo a caracterização sociodemográfica dos alunos, do
seu percurso escolar e situação académica atual.
A terceira parte considerava questões sobre a leitura de entretenimento e lazer, ou seja, a leitura não
relacionada com as atividades académicas.
A quarta parte incluía questões relativas à leitura efetuada para responder às solicitações académicas (mesmo
que estas solicitações requeiram a leitura de romance, ensaio, poesia ou outros géneros habitualmente
associados à leitura de entretenimento).
A quinta parte inquiria sobre as preferências dos estudantes na ocupação dos seus tempos livres.
Por último perguntava-se ainda sobre eventuais alterações nos seus hábitos de leitura decorrentes dos
constrangimentos inerentes ao contexto da COVID-19.
O inquérito era anónimo, não sendo recolhidos quaisquer dados pessoais dos respondentes que permitissem
a sua identificação direta ou indireta. Todas as secções e respetivas questões eram de resposta facultativa, e
a informação foi recolhida apenas para fins estatísticos.
O IHLES, enquadrado no âmbito do Plano de Ação da área governativa da Ciência, Tecnologia e do Ensino
Superior para o Plano Nacional de Leitura 2027, foi desenvolvido através de uma colaboração entre a Direção-
Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e uma equipa externa responsável, constituída pela
Professora Doutora Cristina Robalo Cordeiro (Universidade de Coimbra) – coordenadora -, pela Professora
Doutora Isabel Leite (Universidade de Évora), pela Professora Doutora Fernanda Leopoldina Viana
(Universidade do Minho) e pela Professora Doutora Iolanda Ribeiro (Universidade do Minho).
A DGEEC assegurou sobretudo as atividades que se prenderam com o desenvolvimento do inquérito online e
respetiva base de dados, o acompanhamento do processo de recolha dos dados e a salvaguarda dos mesmos
de uma forma segura, a elaboração dos pontos de situação das respostas rececionados e seu envio à equipa
responsável pelo estudo. A DGEEC foi também a entidade responsável pela extração da amostra e a
preparação dos vários cenários possíveis de acordo com os critérios necessários ao estudo e as variáveis de
estratificação consideradas.
Não obstante a participação da DGEEC no que se refere a apreciações técnicas sobre o inquérito, o conteúdo
e a estrutura do mesmo foram da responsabilidade da equipa externa responsável pelo estudo, assim como a
definição dos critérios da amostra. Esta equipa teve também a seu cargo o estabelecimento dos contactos
com as entidades essenciais à implementação no terreno do inquérito, ou seja, à operacionalização do
processo de recolha da informação. Neste âmbito, estabeleceram contactos com o Conselho de Reitores das
Universidades Portuguesas (CRUP) e com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
(CCISP), de forma a serem diligenciados os procedimentos necessários ao envolvimento das instituições de
ensino superior, nomeadamente a designação de interlocutores nas Universidades e nos Institutos
Politécnicos para promoverem a divulgação do inquérito junto dos alunos e docentes e acompanharem a
obtenção das respostas.
O lançamento e o trabalho de recolha de dados decorreram entre fevereiro e março de 2022.
Considerando que o número de respostas válidas obtidas foi muito abaixo das que seriam necessárias para
salvaguardar a representatividade de qualquer um dos vários cenários amostrais realizados, não foi possível
fazer qualquer extrapolação dos resultados para o universo. A DGEEC apresenta neste relatório uma análise
descritiva dos principais resultados do inquérito, que são alusivos exclusivamente à informação reportada
pelos 1 982 estudantes que responderam ao inquérito (ver Anexo 1, com informação por instituição de ensino
superior). |
URI: | https://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.11770.26561 http://hdl.handle.net/10174/38192 |
Type: | report |
Appears in Collections: | PSI - Relatórios
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|