|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37535
|
Title: | O processo de articulação entre a Equipa Local de Intervenção Precoce e a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva na transição da Educação Pré-Escolar para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico |
Authors: | Ferreira, Sílvia Alexandra Ribeiro |
Advisors: | Marques, Ana Artur |
Keywords: | Articulação entre serviços Intervenção precoce na infância Equipa multidisciplinar de apoio educação inclusiva Transição entre educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico Teoria da atividade Early childhood intervention Multidisciplinary support team inclusive education Transition between pre-school education and first cycle of basic education Articulation between services Activity theory |
Issue Date: | 24-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo compreender como se processa a articulação entre a
Equipa Local de Intervenção Precoce e a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação
Inclusiva na transição da Educação Pré-Escolar para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
Baseou-se no paradigma interpretativo, seguindo uma abordagem qualitativa, na
modalidade de estudo de caso e foi desenvolvido num agrupamento de escolas do
Alentejo interior. Para a recolha de dados utilizou-se a análise documental, a observação
participante e a entrevista semiestruturada. Os dados foram sujeitos a análise de conteúdo
e à triangulação sob a lente analítica da teoria da atividade. Os resultados evidenciam a
coexistência de vários procedimentos de articulação que decorrem das perceções dos
envolvidos sobre a especificidade de cada situação. Identificaram-se enquanto
contradições na atividade, que poderão contribuir para a promoção de mudanças, com
vista a potencializar o processo de articulação: a ausência de orientações legislativas e/ou
organizacionais, claras e dirigidas a ambos os serviços; a possibilidade de aferir a
utilidade prática da ficha de encaminhamento, utilizada pela ELI participante, noutros
contextos, universalizando a sua utilização como ferramenta, não só de partilha de
informações sobre o percurso da criança, mas também enquanto documento identificador
às EMAEI e a necessidade de definição de estratégias que garantam o efetivo
envolvimento das famílias no processo de transição dos seus educandos; - The process of articulation between the Local Early Intervention Team and the
Multidisciplinary Team for Supporting Inclusive Education in the transition from
Pre-School Education to the First Cycle of Basic Education.
Abstract:
This study aimed to understand how the articulation between the Local Early Intervention
Team and the Multidisciplinary Support Team for Inclusive Education in the transition
from Pre-School Education to the First Cycle of Basic Education is processed. It was
based on the interpretative paradigm, following a qualitative approach, in the form of a
case study and was developed in a group of schools in the interior of Alentejo. For data
collection, document analysis, participant observation and semi-structured interviews
were used. The data were subjected to content analysis and triangulation under the
analytical lens of activity theory. The results show the coexistence of several articulation
procedures that result from the perceptions of those involved about the specificity of each
situation. Identified as contradictions in the activity, which may contribute to the
promotion of changes, in order to enhance the process of articulation: the absence of
legislative and/or organizational guidelines, clear and directed to both services; the
possibility of assessing the practical usefulness of the referral form, used by the
participating ELI, in other contexts, universalizing its use as a tool, and not only sharing
information about the child's journey, but also as an identification document to the
EMAEI and the need to define strategies to ensure the effective involvement of families
in the transition process of their students. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37535 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|