|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37511
|
Title: | Avaliação pedagógica e ambiente de sala de aula de matemática: construção de um modelo didático. |
Authors: | Barbosa, Elsa Latas, Joana Borralho, António |
Editors: | Shigunov Neto, Alexandre Silva, André Coelho da Fortunato, Ivan |
Keywords: | avaliação pedagógica design research articulação ensino, avaliação, aprendizagem tarefas matemáticas |
Issue Date: | Oct-2024 |
Publisher: | Edições Hipótese |
Citation: | Barbosa, E.; Latas, J.; Borralho, A. (2024). Avaliação pedagógica e ambiente de sala de aula de matemática: construção de um modelo didático. Em A. S. Neto; A.C. da Silva & I. Fortunato (Org.). Coletânea do IV Congresso Paulista de Ensino de Ciências: discutindo a Educação em Ciências nos países ibero-americanos. Edições Hipótese (pp. 43-64) |
Abstract: | O desempenho dos alunos na disciplina de Matemática continua a ser problemático o que, de acordo com a investigação, está associado à persistência de práticas pedagógicas pouco articuladas entre os principais processos que decorrem em sala de aula. Por outro lado, a investigação incidindo no ensino exploratório da matemática, onde as tarefas assumem um papel de destaque no ensino, tem vindo a evidenciar que esta prática de sala de aula promove o desenvolvimento das suas aprendizagens. Neste contexto, desenvolveu-se um projeto de média duração (18 meses), onde se pretendeu implementar, a partir de tarefas de sala de aula, práticas letivas com o foco na avaliação pedagógica de modo a estabelecer relações com as aprendizagens dos alunos. A opção metodológica de modalidade Design Research permitiu conceptualizar, implementar e refinar estratégias de articulação entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem fazendo emergir um modelo didático: Aprendizagem, Avaliação e Ensino Exploratório da Matemática, caracterizado por uma estreita articulação entre as práticas de ensino e as de avaliação, com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos alunos. Os resultados evidenciaram que esta articulação é consistente com o desenvolvimento da autorregulação das aprendizagens, o que contribuiu para a melhoria das aprendizagens dos alunos. |
URI: | https://drive.google.com/file/d/1RKJdKo_1FZwG-6Ll63L1uvV7C_236Wgt/view?usp=sharing http://hdl.handle.net/10174/37511 |
ISBN: | 978-65-87891-47-7 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|