Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37511

Title: Avaliação pedagógica e ambiente de sala de aula de matemática: construção de um modelo didático.
Authors: Barbosa, Elsa
Latas, Joana
Borralho, António
Editors: Shigunov Neto, Alexandre
Silva, André Coelho da
Fortunato, Ivan
Keywords: avaliação pedagógica
design research
articulação ensino, avaliação, aprendizagem
tarefas matemáticas
Issue Date: Oct-2024
Publisher: Edições Hipótese
Citation: Barbosa, E.; Latas, J.; Borralho, A. (2024). Avaliação pedagógica e ambiente de sala de aula de matemática: construção de um modelo didático. Em A. S. Neto; A.C. da Silva & I. Fortunato (Org.). Coletânea do IV Congresso Paulista de Ensino de Ciências: discutindo a Educação em Ciências nos países ibero-americanos. Edições Hipótese (pp. 43-64)
Abstract: O desempenho dos alunos na disciplina de Matemática continua a ser problemático o que, de acordo com a investigação, está associado à persistência de práticas pedagógicas pouco articuladas entre os principais processos que decorrem em sala de aula. Por outro lado, a investigação incidindo no ensino exploratório da matemática, onde as tarefas assumem um papel de destaque no ensino, tem vindo a evidenciar que esta prática de sala de aula promove o desenvolvimento das suas aprendizagens. Neste contexto, desenvolveu-se um projeto de média duração (18 meses), onde se pretendeu implementar, a partir de tarefas de sala de aula, práticas letivas com o foco na avaliação pedagógica de modo a estabelecer relações com as aprendizagens dos alunos. A opção metodológica de modalidade Design Research permitiu conceptualizar, implementar e refinar estratégias de articulação entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem fazendo emergir um modelo didático: Aprendizagem, Avaliação e Ensino Exploratório da Matemática, caracterizado por uma estreita articulação entre as práticas de ensino e as de avaliação, com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos alunos. Os resultados evidenciaram que esta articulação é consistente com o desenvolvimento da autorregulação das aprendizagens, o que contribuiu para a melhoria das aprendizagens dos alunos.
URI: https://drive.google.com/file/d/1RKJdKo_1FZwG-6Ll63L1uvV7C_236Wgt/view?usp=sharing
http://hdl.handle.net/10174/37511
ISBN: 978-65-87891-47-7
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Barbosa, Latas & Borralho_cong_paulista.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois