Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37214

Title: Tendências da utilização do ChatGPT no Ensino Superior e impacto nas Bibliotecas Académicas
Authors: Melo, Luiza Baptista
Sanches, Tatiana
Iglesias Domingues, Cristina
Editors: Guardado, Carlos
Revez, Jorge
Corujo, Luis
Keywords: Ensino superior
Chat GPT
Bibliotecas académicas
Issue Date: 3-Jun-2024
Publisher: : Centro de Estudos Clássicos, Colibri; Costa Rica: EDICIC
Citation: Melo, L. B., Sanches, T., Iglesias, C. D. (2024). Tendências da utilização do ChatGPT no Ensino Superior e impacto nas Bibliotecas Académicas. In C. G. Silva, J. Revez, L. Corujo (Eds.). (2024). Diálogos na Ciência da Informação = Diálogos en Ciencia de la Información: Atas do XIV EDICIC, Universidade de Lisboa. (pp. .837-844). Faculdade de Letras, 1-3 de julho de 2024. Lisboa: Centro de Estudos Clássicos, Colibri; Costa Rica: EDICIC. https://doi.org/10.51427/10451/64777
Abstract: O advento da inteligência artificial (IA), exemplificado pelo ChatGPT, trouxe consigo uma série de desafios e oportunidades para diversas instituições, incluindo empresas, organiza-ções, governos e escolas. No ensino superior e das bibliotecas universitárias, a rápida disse-minação da IA tem levantado questões éticas, de qualidade, equidade no acesso à informa-ção e mudanças pedagógicas. Alguns autores sublinham a importância de uma adoção pru-dente e planeada da IA, evidenciando a necessidade de considerar seu uso ético e seu im-pacto nos resultados de ensino e aprendizagem. No entanto, é crucial não subestimar os desafios apresentados por essas tecnologias, incluindo o potencial para obstruir o pensa-mento crítico e outras aptidões dos estudantes. Recentemente sugere-se que a IA pode ser aproveitada para automatizar tarefas de rotina nas bibliotecas, melhorando sua eficiência e desempenho geral. No entanto, as questões éticas relacionadas com a credibilidade da in-formação e a integridade académica permanecem quando se considera o uso do ChatGPT pelos alunos. Isso demonstra a necessidade de formação transversal e medidas adequadas para garantir o uso responsável dessas tecnologias. O presente estudo procura analisar as tendências comportamentais no uso do ChatGPT pelos estudantes do ensino superior e o seu impacto nas bibliotecas universitárias. Utilizando uma abordagem quantitativa, um questio-nário foi dirigido a estudantes de diferentes áreas académicas, com ênfase na perceção dos alunos sobre o ChatGPT e a sua integração com os serviços de biblioteca. Embora a distri-buição da amostra por áreas científicas possa afetar a generalização dos resultados, a análi-se cuidadosa desses dados pode oferecer perceções valiosas sobre as respostas de diferen-tes disciplinas à IA. Os resultados preliminares indicam que, embora o ChatGPT possa ser útil para questões básicas, ele não substitui a experiência humana dos bibliotecários na abordagem de questões mais complexas. Portanto, as bibliotecas devem continuar a investir no atendimento individualizado e na formação em literacia da informação, nomeadamente, digital, para atender às necessidades específicas dos estudantes. Esta investigação contribui para o entendimento do impacto do ChatGPT no ensino superior e nas bibliotecas universitá-rias, destacando preocupações éticas e práticas importantes. Sugere-se que futuras investi-gações considerem cuidadosamente essas questões para garantir uma integração eficaz e responsável da IA no ambiente académico.
URI: http://hdl.handle.net/10174/37214
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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