Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37110

Title: Adaptação e Aprendizagens de Sobreviventes de AVC e Cuidadores/as Informais: da Investigação à Prática em Educação para a Saúde.
Authors: Moura, Ana
Castanheira Pais, Sofia
Alves, Elisabete
Issue Date: 2023
Citation: Moura Ana; Castanheira Pais, Sofia; Alves, Elisabete. Adaptação e Aprendizagens de Sobreviventes de AVC e Cuidadores/as Informais: da Investigação à Prática em Educação para a Saúde. Abstract Proceedings of the “V Congresso Nacional de Educação para a Saúde”. Évora, 2023. https://www.vcneps.uevora.pt/livro-de-resumos/
Abstract: Um Acidente Vascular Cerebral (AVC), constitui um evento disruptivo ao qual sobreviventes e cuidadores/as informais têm de se adaptar abruptamente. A compreensão profunda e holística dos processos de adaptação e de aprendizagem permite a problematização e desenvolvimento de estratégias de Educação para a Saúde (EpS) que promovam o bem-estar e qualidade de vida de ambos. Assim, através da triangulação de resultados de uma revisão de escopo acerca dos processos adaptativos e aprendizagens e de uma análise reflexiva acerca do Estatuto do Cuidador Informal - estudos levados a cabo no âmbito de um projeto de doutoramento - pretende-se compreender e explorar de que forma sobreviventes e cuidadores/as informais experienciam a sua adaptação e aprendizagens após um AVC. A revisão de escopo, analisou estudos publicados nas bases de dados PubMed, ISI Web of Science, PsycINFO e SciELO, tendo por base as recomendações PRISMA-ScR. Os resultados revelaram que os processos adaptativos após um AVC são constituídos por duas dimensões centrais: adaptação psicossocial e estrutural. O sofrimento emocional causado pelo AVC e pelo cuidado, o uso de estratégias de coping baseadas nas emoções, o apoio social recebido, as mudanças de papeis e de relações, e a participação social foram fatores centrais da adaptação psicossocial. Quanto à adaptação estrutural, o uso de estratégias de coping baseadas na resolução de problemas, a centralidade do papel do cuidado, os processos de aprendizagem e os desafios nas AVD’s foram reportadas. O segundo estudo, que teve por base uma análise reflexiva acerca do Estatuto do Cuidador Informal, da primeira autora enquanto entrevistadora de cuidadores/as informais de sobreviventes de AVC, reforçou o contributo do Estatuto para a visibilidade dos/as cuidadores/as informais e melhoria da qualidade de vida deste grupo. No entanto, a análise deste documento evidenciou um hiato entre o texto político e a realidade dos/as cuidadores/as, vertendo-se no desconhecimento acerca das medidas e serviços de apoio. Embora esteja previsto o direito à (in)formação, é relatada a escassez de recursos e serviços educativos. As aprendizagens acontecem num plano experimental, de forma inconsciente, autónoma e pouco suportada, podendo contribuir para desigualdades no campo do cuidado. Estes resultados evidenciam a necessidade de serem (re)pensadas as estratégias de EpS de apoio aos/às sobreviventes e cuidadores/as, especialmente considerando o papel do coping, das redes de suporte social e dos serviços comunitários na gestão do impacto emocional do AVC e do cuidado, promovendo a inclusão, participação social e literacia, a curto, médio e longo-prazo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/37110
Type: lecture
Appears in Collections:ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Moura, Livro-de-Resumos-VCNEPS.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois