|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37101
|
Title: | Relação entre exigências emocionais e engagement: Papel dos recursos laborais estruturais |
Authors: | Viseu, João Jesus, Saúl Neves Rodrigues, Sandra Ruiz, Ana Paula Semedo, Carla |
Keywords: | COVID-19 Engagement no trabalho Exigências emocionais Exigências-Recursos Recursos laborais estruturais |
Issue Date: | Jan-2024 |
Publisher: | Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde |
Citation: | Viseu, J., Jesus, S. N., Rodrigues, S., Ruiz, A., & Semedo, C. (2024). Relação entre exigências emocionais e engagement: Papel dos recursos laborais estruturais. Psicologia, Saúde & Doenças, 25(S1), 106. |
Abstract: | A pandemia de COVID-19 contribuiu para uma degradação das condições psicossociais de trabalho (e.g., aumento das exigências emocionais), especialmente em profissões ligadas à área dos serviços humanos. Para atenuar os efeitos negativos dos fatores de risco psicossociais nos processos de trabalho é fulcral identificar possíveis variáveis moderadoras. Esta investigação testou o papel moderador dos recursos laborais estruturais (i.e., fatores relacionados com as funções e que podem ser modificados) na relação entre as exigências emocionais e o engagement no trabalho numa amostra de psicólogos portugueses, seguindo as premissas do Modelo Job Demands-Resources (JD-R). Foi adotada uma metodologia quantitativa recorrendo a um design transversal e a instrumentos de autorresposta. Participaram neste estudo 963 psicólogos (89,4% do sexo feminino), a maioria com 35-44 anos (39,5%) e que trabalha entre 36-40 horas semanais (36,9%). Observou-se que os recursos laborais estruturais moderaram a relação entre as exigências emocionais e o engagement no trabalho, i.e., à medida que os recursos estruturais do trabalho aumentam menor será o efeito prejudicial das exigências emocionais no engagement no trabalho. Pode-se concluir que as organizações devem facultar aos seus trabalhadores estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, bem como devem estimular a sua autonomia no desempenho das funções. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37101 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|