Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37101

Title: Relação entre exigências emocionais e engagement: Papel dos recursos laborais estruturais
Authors: Viseu, João
Jesus, Saúl Neves
Rodrigues, Sandra
Ruiz, Ana Paula
Semedo, Carla
Keywords: COVID-19
Engagement no trabalho
Exigências emocionais
Exigências-Recursos
Recursos laborais estruturais
Issue Date: Jan-2024
Publisher: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
Citation: Viseu, J., Jesus, S. N., Rodrigues, S., Ruiz, A., & Semedo, C. (2024). Relação entre exigências emocionais e engagement: Papel dos recursos laborais estruturais. Psicologia, Saúde & Doenças, 25(S1), 106.
Abstract: A pandemia de COVID-19 contribuiu para uma degradação das condições psicossociais de trabalho (e.g., aumento das exigências emocionais), especialmente em profissões ligadas à área dos serviços humanos. Para atenuar os efeitos negativos dos fatores de risco psicossociais nos processos de trabalho é fulcral identificar possíveis variáveis moderadoras. Esta investigação testou o papel moderador dos recursos laborais estruturais (i.e., fatores relacionados com as funções e que podem ser modificados) na relação entre as exigências emocionais e o engagement no trabalho numa amostra de psicólogos portugueses, seguindo as premissas do Modelo Job Demands-Resources (JD-R). Foi adotada uma metodologia quantitativa recorrendo a um design transversal e a instrumentos de autorresposta. Participaram neste estudo 963 psicólogos (89,4% do sexo feminino), a maioria com 35-44 anos (39,5%) e que trabalha entre 36-40 horas semanais (36,9%). Observou-se que os recursos laborais estruturais moderaram a relação entre as exigências emocionais e o engagement no trabalho, i.e., à medida que os recursos estruturais do trabalho aumentam menor será o efeito prejudicial das exigências emocionais no engagement no trabalho. Pode-se concluir que as organizações devem facultar aos seus trabalhadores estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, bem como devem estimular a sua autonomia no desempenho das funções.
URI: http://hdl.handle.net/10174/37101
Type: lecture
Appears in Collections:PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Viseu_et_al_2024.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois