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http://hdl.handle.net/10174/37086
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Title: | Familia-trabalho-formação: configurações, (in)conciliações e conflitos de papéis |
Authors: | Fernandes, Maria de Fátima Ramalhinho Martins |
Advisors: | Serrano, Maria Manuel Renga Capelão |
Keywords: | Trabalho Família Formação Papéis sociais Conflitos de papéis Conciliações Configurações Trajetórias profissionais Gestão de recursos humanos Metodologia qualitativa Work Family Training Social roles Role conflicts Reconciliations Configurations Professional trajectories Human resources management Qualitative methodology |
Issue Date: | 8-May-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente investigação pretende analisar a conciliação entre a vida familiar e profissional em agregados
familiares em que um dos elementos adultos (mãe ou pai) decide voltar a estudar tardiamente e de que
forma a gestão de recursos humanos (GRH) das organizações enquadram essa realidade nas suas práticas.
Neste sentido, pretende-se, a partir do objetivo geral, estudar as configurações, conciliações e conflitos de
papéis entre família, trabalho e formação, protagonizados por indivíduos empregados, com
responsabilidades familiares, que optam por investir na sua formação e qualificação tardias. Pretende-se
ainda conhecer a forma como as políticas e as práticas de GRH utilizadas pelas organizações, enquadram
as situações de necessidade de conciliação entre o trabalho e a família. Foram definidos cinco objetivos
específicos com vista direcionar a pesquisa: (i) Identificar e caracterizar as configurações de conciliação
família-trabalho-formação; (ii) identificar e caracterizar os conflitos de papéis que resultam do
desempenho simultâneo de funções familiares, profissionais e académicas; (iii) conhecer a trajetória
profissional e pessoal dos diplomados após terminarem a licenciatura; (iv) conhecer e caracterizar as
políticas e práticas de GRH das entidades empregadoras, no domínio da conciliação família-trabalhoformação
dos trabalhadores-estudantes; (v) identificar os motivos de implementação das práticas de GRH
que promovem a conciliação família, trabalho e formação. A natureza da investigação é essencialmente
qualitativa, dado que, com o presente estudo se pretende captar as perspetivas dos atuais diplomados,
antigos trabalhadores-estudantes, do ensino superior da licenciatura em Sociologia da Universidade de
Évora e da licenciatura em Gestão de Recursos Humanos do Instituto Politécnico de Setúbal, bem como as
perspetivas dos responsáveis do departamento de recursos humanos das organizações em análise, em
Évora e em Setúbal. Como técnica de recolha de dados foram realizadas entrevistas semi-diretivas,
aplicadas aos antigos trabalhadores-estudantes da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de
Setúbal e aos responsáveis do departamento de recursos humanos das organizações, em Évora e em
Setúbal. Os resultados do estudo permitiram confirmar as preposições de investigação antecipadamente
definidas, observando-se que a conciliação família-trabalho-formação assume configurações diversas; que
o desempenho coincidente de papéis familiares, profissionais e escolares promove o conflito de papéis
sociais; que a conclusão de uma formação de nível superior fomenta alterações na esfera profissional; que
as empresas tendem, cada vez mais frequentemente, a adotar políticas e práticas de GRH na área da
conciliação família-trabalho-formação, que promovem a conciliação entre essas três esferas da vida, com
vista a investir no desenvolvimento dos seus recursos humanos e na melhoria do desempenho
organizacional; - Family-work-education: configurations, (in)conciliations and role conflicts - ABSTRACTS: This research aims to analyze the reconciliation between family and professional life in households in which
one of the adult members (mother or father) decides to return to study late in life and how organizations'
human resources management (HRM) fit this reality into their practices. In this sense, the aim is, based on
the general objective, to study the configurations, reconciliations and conflicts of roles between family,
work and training, carried out by employed individuals, with family responsibilities, who choose to invest
in their late training and qualifications. The aim is also to understand how the HRM policies and practices
used by organizations frame situations where there is a need to reconcile work and family. Five specific
objectives were defined with a view to directing the research: (i) Identify and characterize the
configurations of family-work-training reconciliation; (ii) identify and characterize role conflicts that result
from the simultaneous performance of family, professional and academic roles; (iii) know the professional
and personal trajectory of graduates after completing their degree; (iv) know and characterize the HRM
policies and practices of employers, in the field of family-work-training of workers-students; (v) identify
the reasons for implementing HRM practices that promote the reconciliation of family, work and training.
The nature of the investigation is essentially qualitative, given that this study aims to capture the
perspectives of current graduates, former worker-students, of the higher education degree in Sociology at
the University of Évora and the degree in Human Resources Management at the Polytechnic Institute of
Setúbal, as well as the perspectives of those responsible for the human resources department of the
organizations under analysis, in Évora and Setúbal. As a data collection technique, semi-directive
interviews were carried out, applied to former student workers at the University of Évora and the
Polytechnic Institute of Setúbal and to those responsible for the human resources department of the
organizations, in Évora and Setúbal. The results of the study made it possible to confirm the research
prepositions previously defined, observing that the family-work-education reconciliation takes on different
configurations; that the coinciding performance of family, professional and school roles promotes social
role conflict; that completing higher-level training encourages changes in the professional sphere; that
companies tend, more and more frequently, to adopt HRM policies and practices in the area of familywork-
training reconciliation, which promotes reconciliation between these three spheres of life, with a
view to investing in the development of their human resources and the improving organizational
performance. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37086 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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