|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37052
|
Title: | 1.º RELATÓRIO INTERCALAR. PROJETO MOCHILA LEVE (2022/2023) |
Authors: | Fialho, Isabel Cristóvão, Ana Maria Rebelo, Hugo Leal, Fátima Sebastião, Luís Costa, Paulo Cid, Marília Tirapicos, Filipa Gonçalves, Teresa Roque, Catarina |
Issue Date: | Oct-2023 |
Publisher: | CIEP |
Citation: | Fialho, I., Cristóvão, A. M., Rebelo, H, Leal, F., Sebastião, L., Costa, P., Cid, M., Tirapicos, F., Gonçalves, T. & Roque, C. (2023) Relatório Intercalar: Projeto Mochila Leve (2022/2023) ( |
Abstract: | O Projeto Mochila Leve (PML) é uma iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras (CMO) que teve início no ano
letivo 2018/2019, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). De acordo com o Relatório Intercalar - Programa Mochila
Leve (2019/2020), o projeto contempla um conjunto de medidas estratégicas, tendo a CMO assumido
compromisso em relação a algumas. As medidas estratégicas definidas no PML são as seguintes:
(i) criar uma rede concelhia de docentes, pertencentes a diferentes níveis de ensino e
Agrupamentos de Escolas que reúne, periodicamente, para planificar, partilhar
experiências pedagógicas e gerar uma comunidade de reflexão sobre a adoção
obrigatória de manuais escolares, no 1.º CEB, e a importância da utilização de recursos
didáticos diversificados que promovam o envolvimento e a aprendizagem dos alunos, ao
longo de todos os ciclos de ensino; e (ii) criar condições para o desenvolvimento
profissional dos docentes assente no trabalho colaborativo e na utilização de recursos
didáticos diversificados: materiais manipuláveis, plataformas digitais, materiais didáticos
diferenciados, criação de recursos próprios, entre outros, em substituição dos manuais
escolares que deixam de ser o recurso principal para a aprendizagem em sala de aula.
Para operacionalizar o projeto, a CMO comprometeu-se com as seguintes ações
estratégicas: a) organização de uma oferta formativa, contínua, aos docentes recorrendo
a entidades parceiras; b) reforçar o sinal de internet nas escolas que integrassem o
projeto; c) o acesso a uma plataforma Moodle para reflexão e partilha de recursos e
práticas; d) atribuir a cada Agrupamento de Escolas um subsídio para a aquisição de
material didático e tecnológico (tablets e respetivas capas e armário de carregamento),
de acordo com o respetivo rácio de alunos e turmas envolvidos, para que cada professor
garantisse a existência de diversos recursos para além do manual escolar, no 1.º CEB.
(Domingos, Gomes, & Matos, 2020a, p.4)
Ainda no âmbito dos compromissos assumidos, para além dos que constam no Relatório Intercalar - Programa
Mochila Leve (2019/2020), a CMO, disponibiliza o acesso a uma plataforma de recursos educativos digitais
(por exemplo: Escola virtual) e distribuiu um tablet por cada dois alunos e um tablet por professor.
Em 2019-2020, o PML foi ampliado no 1.º CEB e foi criado um projeto-piloto no 2.º ciclo, com turmas do 5.º
ano, no 3.º ciclo com turmas do 7.º ano e no ensino secundário com turmas dos cursos científico-humanísticos
e cursos profissionais. As figuras seguintes ilustram o número de agrupamentos de escolas (AE), de
estabelecimentos de ensino (Figura 1), de turmas, de alunos (Figura 2) e de professores (Figura 3) envolvidos
no projeto ao longo dos cinco anos de implementação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37052 |
Type: | report |
Appears in Collections: | CIEP - Relatórios
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|