| 
                
             | 
            
            
            
            
            
                
                
  
    
    
        
            
                
                Please use this identifier to cite or link to this item:
                http://hdl.handle.net/10174/37018
             | 
         
     
     
    
    
| Title:  | Interrumores: A Lisbon’s Multicultural Sound Cartography |  
| Authors:  | Moya Pellitero, Ana María |  
| Editors:  | de Sá, Vanda Teodoro de Paula, Rodrigo Fialho Conde, Antónia |  
| Keywords:  | bairros históricos património intangível identidade sonora processos participativos paisagem sonora mapeado sonoro |  
| Issue Date:  | 2023 |  
| Publisher:  | Margem da Palavra |  
| Citation:  | MOYA PELLITERO, A. M., (2023), “Interrumores: A Lisbon’s Multicultural Sound Cartography”, Em V. de Sá, R. Teodoro de Paula, e A. Fialho Conde, (Coords.), Paisagens Sonoras em Expansão. Novas Sonoridades, Novas Escutas. Setúbal: Ed. Margem da Palavra, pp.43-70. ISBN: 978-65-5900-610-6. |  
| Abstract:  | O fenómeno da turistificação e gentrificação no centro histórico de Lisboa tem impactado a experiência aural e o sentimento de identidade de certos territórios, como o bairro da Mouraria, caracterizado historicamente pela sua multiculturalidade. Ana Moya Pellitero apresenta-nos no artigo “Interrumores: A Lisbon´s multicultural sound cartography” uma análise sobre a realidade do bairro, nos últimos anos, identificando um silenciamento de sons que antes faziam parte da sua paisagem sonora, silenciamento consequente de uma transformação proporcionada pela intensificação do turismo e pelas novas formas, inclusivamente acústicas, de experienciar esse espaço. Através do projeto INTERRUMORES, a autora propõe uma ação educativa – com práticas de gravação de campo, exercícios de escuta, passeios sonoros e um trabalho de cartografia constituído pela representação de narrativas sonoras –, envolvendo adolescentes migrantes de dez nacionalidades diferentes, residentes na Mouraria e noutros três bairros históricos de Lisboa, nomeadamente Alfama, Arroios e Graça. As narrativas subjetivas e coletivas foram ordenadas, pela autora, dentro de quatro eixos temáticos: a linguagem, a memória sonora, a música e os sons do quotidiano. O objetivo foi investigar as formas como esses sons podem influenciar a experiência sensorial e emocional dos jovens participantes com a cidade, e a conexão e sentimento de pertença que podem surgir a partir dessa relação. |  
| URI:  | http://hdl.handle.net/10174/37018 |  
| ISBN:  | 978-65-5900-610-6 |  
| Type:  | bookPart |  
| Appears in Collections: | CHAIA - Publicações - Capítulos de Livros
  |  
  
    
    
     
    
 
    
    
	
    Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated. 
                    
                      
                 |