Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36935

Title: Tendências das práticas de investigação no campo das Tecnologias em Educação em Portugal: Uma análise centrada nas opções metodológicas das Teses de Doutoramento realizadas entre 1997 e 2022
Authors: Costa, Fernando
Cruz, Elisabete
Editors: Osório, J.A.
Gomes, M.J.
Ramos, A
Valente, A.L.
Keywords: Tecnologias em Educação
Teses de Doutoramento
Metodologias de Investigação
Portugal
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade do Minho. Centro de Competência
Abstract: Reconhecendo a importância que a investigação científica pode ter, quer para as políticas educativas, quer para os práticos, em termos de fundamento, orientação e avaliação da utilização das tecnologias na Escola, ou noutros contextos de formação, apresenta-se aqui parte de um estudo sistemático e abrangente em desenvolvimento sobre a evolução da investigação desenvolvida no âmbito das teses de doutoramento realizadas no campo das Tecnologias em Educação em Portugal. Partindo de um total de 380 teses de doutoramento, desenvolvidas ao longo dos últimos 25 anos (1997-2022), nesta comunicação procura-se analisar as tendências das práticas de investigação científica no que se refere, em particular, aos desenhos metodológicos concebidos e aplicados no desenvolvimento das teses de doutoramento levadas a cabo no período referido. Como resultados mais expressivos, destaca-se uma ruptura relativamente ao predomínio de práticas positivistas que marcaram a investigação científica realizada nesta área. Em sintonia, aliás, com visões inovadoras e disruptivas sobre formas de conceber a aprendizagem apoiada pela tecnologia, esta ruptura é acompanhada por uma mudança de orientação metodológica em direção a uma investigação com pendor naturalista e qualitativo. Do ponto de vista instrumental, a primazia recai na recolha de dados diretamente nos próprios contextos em que a aprendizagem tem lugar, valorizando-se a análise do potencial educativo das tecnologias por alunos e professores. Globalmente, estes resultados sugerem uma evolução do pensamento científico no campo das Tecnologias em Educação em Portugal, indicando uma transição significativa em direção a metodologias mais contextualizadas, reflexivas e com potencial para uma compreensão mais abrangente e aprofundada das interações entre currículo, pedagogia e tecnologia.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36935
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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