Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36634

Title: Ensinar e Aprender no Ensino Superior a partir de contextos reais
Authors: Freire, Maria
Rego, Maria
Rodrigues, Ana Luisa
Lucas, Raquel
Keywords: Ensino Superior
Metodologia Ensino ABP
Estudos-caso
Issue Date: Nov-2023
Citation: Freire, M.; Rego, M.; Rodrigues, A.L. & Lucas, R. Ensinar e aprender no Ensino Superior a partir de contextos reais. 13ª Conferência Forges. 22-24 Novembro 2023. Universidade Católica, Lisboa.
Abstract: Entre as funções das instituições de ensino superior (IES) a componente de ensino é das mais preponderantes e com maior função social. Também uma das que melhor procede à transferência de conhecimento para a sociedade e permite dotar os diplomados de competências que contribuem para a resolução de problemas do dia-a-dia das comunidades e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A relação das IES com a comunidade é biunívoca e com capacidade de uma “dupla” transferência de conhecimento: aplicar aos casos reais o conhecimento produzido e consolidado em termos teóricos e/ou contextos empíricos e generalizar as boas práticas destacadas a partir da resolução de casos específicos. A metodologia de ensino-aprendizagem baseada em problemas (ABP) ou Problem-based-learning, é uma das que faz a ponte entre a teoria e a prática, promovendo a exploração de ideias a partir de contextos reais, num ambiente de aprendizagem de cooperação, desenvolvimento de competências e autonomia. Trata-se de um modelo construtivista de ensino-aprendizagem centrado nos alunos, considerando o conhecimento como pessoal, social e cultural. Ou seja, enfatiza a importância da interação social e da experiência prática e envolvimento ativo dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem. Este estudo tem como objetivo contextualizar a importância das metodologias ABP e descrever experiências bem-sucedidas duas unidades curriculares (UC) de cursos de mestrado da Universidade de Évora. O caso de estudo desenvolvido na UC de Seminário em Arquitetura Paisagista do mestrado em Arquitetura Paisagista, local de trabalho e de investigação associado à leitura dos processos de construção da paisagem, com foco nos desafios e problemas da atualidade. O outro na UC de Marketing Internacional do Mestrado em Economia e Gestão Aplicadas, na especialização de Economia e Gestão para Negócios. Várias áreas disciplinares estão a ser chamadas a adaptar-se e a dar contribuições para enfrentar os problemas e incertezas globais a distintas escalas (local, regional, nacional e internacional). Foi neste contexto que no ano letivo 2021-2022 se lançaram na UC de Seminário em Arquitetura Paisagista duas questões de investigação: Como podem alguns dos maiores desafios globais, como alterações climáticas, pandemias, desigualdades socioeconómicas e conflitos culturais serem interpretados no âmbito da Arquitetura Paisagista? Como é que a Arquitetura Paisagista pode dar resposta a estes desafios? Os alunos refletiram criticamente sobre o tema, com partilha entre os pares e, como resultado, apresentaram alguns casos-estudo de boas práticas. Desta aproximação metodológica resultou uma criação ativa do conhecimento, uma maior consciencialização dos problemas da sociedade, bem como um olhar crítico que deu destaque a boas práticas, inspiradoras a enfrentar os desafios e resolver os problemas que emergem na atualidade. O segundo caso de estudo ilustra um projeto desenvolvido pelos alunos no ano letivo 2022/23 com foco na internacionalização das empresas em São Tomé e Príncipe e no potencial de processos pedagógicos inovadores como ferramentas para promover a aprendizagem. Trata-se de um modelo de aprendizagem exploratória que usa a abordagem de Squire (2006) e assume a premissa construtivista de que o significado é construído através da experiência e das interações com o ambiente.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36634
Type: lecture
Appears in Collections:CHAIA - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
final_13CONF_FORGES_2023_template_comunicacao_oral.pdf882.9 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois