|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/36634
|
Title: | Ensinar e Aprender no Ensino Superior a partir de contextos reais |
Authors: | Freire, Maria Rego, Maria Rodrigues, Ana Luisa Lucas, Raquel |
Keywords: | Ensino Superior Metodologia Ensino ABP Estudos-caso |
Issue Date: | Nov-2023 |
Citation: | Freire, M.; Rego, M.; Rodrigues, A.L. & Lucas, R. Ensinar e aprender no Ensino Superior a partir de contextos reais. 13ª Conferência Forges. 22-24 Novembro 2023. Universidade Católica, Lisboa. |
Abstract: | Entre as funções das instituições de ensino superior (IES) a componente de ensino é das mais preponderantes e com maior função social. Também uma das que melhor procede à transferência de conhecimento para a sociedade e permite dotar os diplomados de competências que contribuem para a resolução de problemas do dia-a-dia das comunidades e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
A relação das IES com a comunidade é biunívoca e com capacidade de uma “dupla” transferência de conhecimento: aplicar aos casos reais o conhecimento produzido e consolidado em termos teóricos e/ou contextos empíricos e generalizar as boas práticas destacadas a partir da resolução de casos específicos.
A metodologia de ensino-aprendizagem baseada em problemas (ABP) ou Problem-based-learning, é uma das que faz a ponte entre a teoria e a prática, promovendo a exploração de ideias a partir de contextos reais, num ambiente de aprendizagem de cooperação, desenvolvimento de competências e autonomia. Trata-se de um modelo construtivista de ensino-aprendizagem centrado nos alunos, considerando o conhecimento como pessoal, social e cultural. Ou seja, enfatiza a importância da interação social e da experiência prática e envolvimento ativo dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem.
Este estudo tem como objetivo contextualizar a importância das metodologias ABP e descrever experiências bem-sucedidas duas unidades curriculares (UC) de cursos de mestrado da Universidade de Évora. O caso de estudo desenvolvido na UC de Seminário em Arquitetura Paisagista do mestrado em Arquitetura Paisagista, local de trabalho e de investigação associado à leitura dos processos de construção da paisagem, com foco nos desafios e problemas da atualidade. O outro na UC de Marketing Internacional do Mestrado em Economia e Gestão Aplicadas, na especialização de Economia e Gestão para Negócios.
Várias áreas disciplinares estão a ser chamadas a adaptar-se e a dar contribuições para enfrentar os problemas e incertezas globais a distintas escalas (local, regional, nacional e internacional). Foi neste contexto que no ano letivo 2021-2022 se lançaram na UC de Seminário em Arquitetura Paisagista duas questões de investigação: Como podem alguns dos maiores desafios globais, como alterações climáticas, pandemias, desigualdades socioeconómicas e conflitos culturais serem interpretados no âmbito da Arquitetura Paisagista? Como é que a Arquitetura Paisagista pode dar resposta a estes desafios? Os alunos refletiram criticamente sobre o tema, com partilha entre os pares e, como resultado, apresentaram alguns casos-estudo de boas práticas. Desta aproximação metodológica resultou uma criação ativa do conhecimento, uma maior consciencialização dos problemas da sociedade, bem como um olhar crítico que deu destaque a boas práticas, inspiradoras a enfrentar os desafios e resolver os problemas que emergem na atualidade. O segundo caso de estudo ilustra um projeto desenvolvido pelos alunos no ano letivo 2022/23 com foco na internacionalização das empresas em São Tomé e Príncipe e no potencial de processos pedagógicos inovadores como ferramentas para promover a aprendizagem. Trata-se de um modelo de aprendizagem exploratória que usa a abordagem de Squire (2006) e assume a premissa construtivista de que o significado é construído através da experiência e das interações com o ambiente. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36634 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PAO - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CHAIA - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|