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http://hdl.handle.net/10174/36547
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Title: | Modalidades de atendimento, educação e socialização de crianças em creches e creches familiares: um estudo no concelho de Seixal |
Authors: | Ferreira, Susana Isabel da Silva Martins Jorge |
Advisors: | Saragoça, José Manuel Leal Cid, Marília |
Keywords: | Creche Creche familiar Educadora de infância Ama enquadrada Educação Socialização Nursery Family daycare Kindergarten teacher Nannies Education Socialization |
Issue Date: | 19-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta tese debruça-se sobre as modalidades de atendimento creche e creche familiar,
subsidiadas pelo Instituto da Segurança Social, no concelho do Seixal. Foi nosso propósito
compreender se a educação e socialização das crianças são ou não diferentes quando expostas a
modalidades de atendimento diferentes e de que forma os profissionais que nestas modalidades
trabalham, educadoras e amas, são ou não responsáveis por tais aquisições de competências.
Esta análise foi feita tendo em conta as respostas dadas pelas educadoras, amas e pais com filhos
que frequentam pelo menos uma destas modalidades de atendimento.
A questão inicial desta tese é “De que modo é que os procedimentos didáticopedagógicos
definidos para as modalidades de atendimento creche e ama enquadrada em creche
familiar, influem na educação e na socialização das crianças segundo as perceções dos diversos
agentes envolvidos?”. Esta questão inicial deu ainda origem a quatro questões de investigação
que permitiram a operacionalização da investigação para se conseguir chegar aos principais
resultados obtidos.
Para a realização desta tese, optou-se por um estudo de caso múltiplo, tendo sido
utilizadas entrevistas semiestruturadas realizadas a cinco educadoras e cinco amas de ambas as
instituições. Totalizaram assim 20 entrevistas que foram alvo de análise qualitativa. Os pais das
crianças inscritas em ambas as modalidades de atendimento também foram ouvidos
através de grupos focais com pais cujos filhos estão em pelo menos uma das modalidades em
estudo. Acedeu-se também aos regulamentos de ambas as instituições e, concomitantemente, foi
analisada a legislação diretamente relacionada com estas modalidades.
Como principais resultados podemos referir que a modalidade creche apresenta uma
maior assunção de características que potencialmente podem conduzir a uma educação onde a
pedagogia e a socialização são mais planeadas e mais eficientes; - Abstract:
This thesis focuses on the service of daycare modalities subsidized by the Social
Security Institute in Seixal.
It was our purpose to understand whether or not children’s education and socialization
are different when exposed to different ways of day care modalities and in what way the
professionals who work in these modalities, kindergarten teachers and nannies have an influence
for children to acquire competences. This analysis was based on multiple answers given by
kindergarten teachers, nannies and parents who have their children in one of these modalities of
day care. The initial question of this thesis was “In what way the didactic- pedagogical
procedures defined for a familiar day care and nanny influence the education and socialization
of children based on the perception of the agents involved?” This initial question gave motive to
four more research questions that allowed the operationalization of the investigation to arrive at
the main results obtained. For the realization of this thesis we opted for a multiple case study,
using semi-structured interviews with five kindergarten teachers and five nannies from both
institutions. This has resulted in a total of twenty interviews that were analyzed in a qualitative
way. Parents of children that were enrolled in both modalities of day care were also heard by
other groups of parents who have children at least in one modality. We also had access to the
regulations of both institutions and concomitantly followed the legislation directly of these
modalities.
With the main results we can mention that the day care modality presents a greater
assumption of characteristics that potentially led to an education where pedagogy and
socialization are well planned and efficient. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36547 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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