Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/36493
|
Title: | Quando a Arte se junta à História das Ciências |
Authors: | Valente, Mariana |
Editors: | Conceição, Rodrigues Marques, Almeida Roxo, Fabiana Klautau |
Keywords: | prisma triangular experiências do mundo Spencer Finch |
Issue Date: | 5-Jan-2024 |
Publisher: | PUC-SP |
Citation: | Valente, M. (2023). Quando a Arte se junta à História das Ciências: Newton, Goethe e Sugimoto. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces (27), 51-66. |
Abstract: | Neste trabalho, de natureza reflexiva, farei algumas incursões aos textos de Isaac Newton e de JohannW. von Goethe, sobre a origem das cores. Conhecendo o modopolémicode Goethe contra Newton, não pretendo opor ideias e experimentações destas duas personagens tão importantes e tão diferentes na forma de conhecer o mundo. As abordagens fenomenológicas de Goethe devem constituir-se como complemento importante quando nos interessamos por uma educação científica que nos ligue ao mundo e à fruição intelectual. Há artistas que ajudam a pressentir a importância das duas abordagens, expandindo horizontes e não retirando espessura ao mundo. Destacarei os trabalhos de Spencer Finch e de Hiroshi Sugimoto. A valorização pedagógica da história das ciências que tenho vindo a trabalhar, tem sido alimentada por alguns questionamentos quevou encontrando em escritos sobre arte. De onde vem esta forma especial e tão artificial como o é esta do prisma triangular e que atrai a atenção de Newton, num determinado momento? Como posso, por exemplo, alimentar o gosto de ter nas mãos este objeto? Agenciar com a arte, torna estes processos de conhecimento e de experiência mais estimulantes e significativos. |
URI: | https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/issue/view/2862 http://hdl.handle.net/10174/36493 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CEHFC - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|