Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36354

Title: Afecto e Aprendizagem em contextos de Educação Superior
Authors: Chaleta, Elisa
Editors: Areosa, Sivia
Marcon, Silvana
Daltro, Mónica
Going, Luana
Keywords: Emoções académicas
Educação Superior
Afeto
Aprendizagem
Issue Date: 2024
Publisher: Pedro & João Editores
Citation: Chaleta, E. (2024). Afecto e aprendizagem em contextos de educação superior (pp 321-66). In S. Arenosa, S. Marcon, M. Daltro & L. Going (Orgs), Pesquisas e páticas de cuidado: Desafios dos mestrados profissionais em Psicologia. São Carlos, Brasil: Pedro e João Editores. ISBN 978-65-265-1053-7. Chaleta, E. (2024). Afecto e aprendizagem em contextos de educação superior (pp 321-66). In S. Arenosa, S. Marcon, M. Daltro & L. Going (Orgs), Pesquisas e páticas de cuidado: Desafios dos mestrados profissionais em Psicologia. São Carlos, Brasil: Pedro e João Editores. ISBN 978-65-265-1053-7. https:/doi.org/1051795/97865265105373166
Abstract: Os modelos explicativos da aprendizagem em contextos de educação superior que se desenvolveram nas últimas décadas foram fortemente marcados pelos modelos cognitivistas e cognitivo-construtivistas determinando evidente protagonismo da componente cognitiva nos modelos de ensino e aprendizagem em detrimento da componente afetiva As investigações realizadas nos últimos anos têm vindo a enfatizar que a aprendizagem na sua complexidade envolve, para além da faceta cognitiva, uma faceta afectiva porque as tarefas de aprendizagem representam situações de realização que desencadeiam emoções nos estudantes. A importância das emoções vivenciadas no contexto educacional começa a ser reconhecida por pesquisadores de diferentes campos e tenta-se agora a aproximação entre as diferentes tradições de pesquisa que permaneceram em relativo isolamento e fragmentação. As emoções académicas podem desempenhar um papel importante nos resultados de aprendizagem e no desenvolvimento de práticas educativas uma vez que uma emoção académica pode ser activada ou desactivada em função da forma como o estudante perceciona as tarefas de aprendizagem e o contexto de ensino.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36354
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Capitulo Brasil 2024.pdf15.37 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois