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http://hdl.handle.net/10174/36317
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Title: | Matriz de ferramentas para a comunicação da marca empregadora na era digital |
Authors: | Reis, Isabel Maria da Silva Rodrigues Pinto dos |
Advisors: | Dionísio, Andreia Teixeira Marques Sousa, Maria José |
Keywords: | Employer Branding Comunicação Geração Z Atração Talento Employer Branding Communication Generation Z Talent attraction |
Issue Date: | 19-Jan-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente investigação tem como objetivo apresentar uma Matriz de Ferramentas para a Comunicação da Marca Empregadora (Employer Branding) na Era Digital, pois, por melhor que seja a proposta de valor (EVP) dessa marca empregadora, sem encontrar os canais adequados de comunicação que impactem as novas gerações do trabalho na era digital que vivemos, não conseguirá atrair os talentos necessários à concretização dos seus objetivos.
Para tal, foi levada a cabo uma revisão sistemática da literatura para conhecer a fundo o trabalho científico relevante feito, na última década, sobre o tema, bem como uma revisão teórica robusta sobre as novas gerações do trabalho e o digital. Posteriormente, foi conduzido junto de profissionais da área um estudo exploratório qualitativo que indicou quais as ferramentas importantes para esta comunicação, validadas de seguida por um painel Delphi, cujos especialistas foram igualmente o meio de validação de um instrumento de recolha de dados centrado nas ferramentas anteriormente elencadas e na sua importância para as gerações presentes e a entrar no mercado de trabalho. Finalmente, através dos inputs dos métodos anteriores, foi conduzido um estudo quantitativo alargado junto das atuais e novas gerações do trabalho para consolidar os resultados.
A investigação, tendo sido conduzida através de amostras não probabilísticas, não tem como objetivo estabelecer relações causais entre as variáveis nem extrapolar para as respetivas populações; ao invés pretende apresentar um conjunto de ferramentas que possibilite às organizações comunicar a sua marca empregadora de forma eficaz, atraindo o talento necessário ao sucesso organizacional, comunicação que passa necessariamente, numa era em que nos encontramos em plena transição digital, por essa dimensão e uma utilização abrangente e compreensiva das suas diversas possibilidades; Abstract:
Tool Matrix to Express the Employer Branding (EB) in the Digital Age
No matter how good the Employee Value Proposition (EVP) of a brand, without proper communication channels that impact the new workforce generations in the digital age we live in, it won’t be able to attract the necessary talent to ensure that the organization goals are fulfilled. Therefore, the main goal of this research is to introduce a Tool Matrix to Express the Employer Branding (EB) in the digital age.
To pursue this goal, a SLR was performed to explore the relevant corpus of scientific work around the subject developed in the last decade, as well as a robust theoretical review concerning the new workforce generations and the digital evolution. Then a qualitative exploratory study was conducted with the participation of professional experts to gather the fundamental tools needed to express the Employer Branding. The tools were subsequently validated by a Delphi Panel. The experts present in this panel also validated the survey questionnaire based upon the previously listed tools and their respective importance to the new generations now entering the job market. Finally, through the inputs of the previous methods, a broad quantitative study was conducted with the participation of said generations to consolidate the results.
This investigation doesn’t aim to establish causal connections between the variables because it doesn’t rely on probabilistic samples. Conversely, it aims to introduce an array of tools capable of enabling the organization to efficiently express their Employer Branding, consequently attracting the talent needed to ensure organizational success. In the current age of digital transition, both the communication through digital means and the broad and comprehensive exploration of all their possibilities are paramount. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36317 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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