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Title: A formação contínua em contexto formal e não-formal de trabalhadores das Unidades de Saúde Familiar do concelho de Évora: estudo de caso múltiplo
Authors: Noronha, Marlos Suenney Mendonça
Advisors: Nico, José Bravo
Gemito, Maria Laurência Grou Parreirinha
Keywords: Educação formal
Educação não-formal
Formação em saúde
Formação profissional
Formal education
Non-formal education
Continuing education
Professional qualification
Issue Date: 5-Feb-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente tese de doutorado propõe uma investigação sobre a formação contínua em contexto formal e não-formal em saúde, com enfoque nas Unidades de Saúde Familiar (USF) do Concelho de Évora, Portugal. Num cenário onde os Cuidados Primários de Saúde ganham destaque internacional por sua inovação e sucesso, a pesquisa objetiva caracterizar o dispositivo de formação contínua, em contexto formal e não-formal, disponível para profissionais de saúde em Unidades de Saúde Familiar como elemento importante nessa conjuntura. Ancorada no paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa, o estudo adota o método de estudo de caso múltiplo. A pesquisa, centrada na formação contínua em contextos formal e não-formal, envolveu quinze profissionais das equipas de medicina, enfermagem e secretariado clínico. A utilização de uma variedade de procedimentos metodológicos, como observação, entrevista semiestruturada, análise documental e bibliográfica, aliada ao método de análise de conteúdo, permitiu descrever as USF de Évora, identificar modalidades formativas, elucidar estímulos e dificuldades limitadoras para a participação em ações formativas e compreender os significados atribuídos à formação pelos profissionais. Os resultados revelam uma implementação eficaz das atividades formativas, destacando o entusiasmo dos profissionais na aquisição de conhecimentos e seu reconhecimento quanto às transformações positivas que as formações em contexto laboral podem catalisar, promovendo mudanças organizacionais, pessoais e técnicas. A perceção dos participantes sobre a relevância e inevitabilidade da aprendizagem ao longo da vida ressalta a importância dessas práticas para o aprimoramento de competências e habilidades técnicas, contribuindo para a constante evolução do serviço de saúde, resultando em melhorias significativas na assistência aos utentes; - ABSTRACT: TITLE: The continuous training in formal and non-formal context of workers of the Family Health Units of the municipality of Évora: Multiple case study. The present doctoral thesis proposes an investigation into continuous education in formal and non-formal health contexts, focusing on the Family Health Units (USF) in the Municipality of Évora, Portugal. In a scenario where Primary Health Care gains international prominence for its innovation and success, the research aims to characterize the continuous education framework, both formal and non-formal, available to healthcare professionals in Family Health Units as a significant element in this context. Anchored in the interpretative paradigm, with a qualitative approach, the study adopts the multiple case study method. The research, centered on continuous education in formal and non-formal contexts, involved fifteen professionals from the medicine, nursing, and clinical secretariat teams. The use of various methodological procedures, such as observation, semi-structured interviews, document and literature analysis, coupled with the content analysis method, allowed for the description of the Évora Family Health Units, identification of training modalities, clarification of stimuli and limiting difficulties for participation in training activities, and understanding the meanings attributed to training by professionals. The results reveal an effective implementation of training activities, highlighting the enthusiasm of professionals in acquiring knowledge and their recognition of the positive transformations that workplace training can catalyze, promoting organizational, personal, and technical changes. Participants' perception of the relevance and inevitability of lifelong learning underscores the importance of these practices for enhancing skills and technical abilities, contributing to the constant evolution of health services, resulting in significant improvements in patient care.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36305
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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