|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/36263
|
Title: | A origem da olaria cerâmica |
Authors: | Cabeça, Paulo |
Editors: | Vandeir, Silva Conde, Antonia Magalhães, Olga Gonçalves, Luis Silva, Giselda Martins, Karla Catrib, Cairo Gonçalves, Maria Zaganelli, Margareth Pinheiro, Francisco |
Keywords: | Cerâmica olaria artesanato caçadores recoletores Figurado Artesanato |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Patrimônio Cultural de João Pinheiro |
Citation: | Cabeça, Paulo. 2023. A origem da olaria cerâmica. In: Vandeir José da Silva, Giselda Shirley da Silva, Antónia Fialho Conde & Olga Magalhães. 2023. Sociedade, Patrimônio e Religião: Cultura e História nas mudanças societais. 1.Ed. Editora: Patrimônio Cultural de João Pinheiro. ISBN: 978-65-00-88848-5. DOI 10.5281/zenodo.10511353. pp 182 – 205. Disponível em: https://www.academia.edu/114122342/Sociedade_Patrim%C3%B4nio_e_Religi%C3%A3o_Cultura_e_Hist%C3%B3ria_nas_mudan%C3%A7as_societais |
Abstract: | Muitas vezes é veiculada a ideia de que o processo cerâmico se teria originado a partir de uma necessidade do ser humano. Teria tido origem com a produção de olaria e de peças utilitárias, para armazenamento e transformação de alimentos, por exemplo, nos inícios da sedentarização e da agricultura no neolítico, desde há dez mil (10.000) anos a esta parte. Desta forma o complexo processo que implicaria a cerâmica, nomeadamente de recolha de argila, depuração da mesma, modelagem dos objetos, secagem e cozedura em altas temperaturas, teria partido de uma necessidade do ser humano, já sedentário e dedicado à agricultura, de obter utensílios para armazenar ou transformar produtos eventualmente alimentares. Uma explicação que certamente não faria muito sentido, considerando a simplificação de um processo que seria, de facto, bastante mais complexo. Aparentemente não terá sido assim. Baseamo-nos, neste texto - que é parte integrante de uma tese de doutoramento em história de arte sobre a criatividade em barro – sobretudo no trabalho de Budja Mihael (2016), para trazermos numa apreciação traduzida e critica a história da evolução do processo cerâmico, que conhecemos hoje em dia, fruto das mais recentes descobertas, e que será porventura bastante mais complexa, mas certamente não menos interessante. Sabemos hoje inclusivamente que a sua origem terá sido nas sociedades caçadoras recolectoras, ainda durante a última grande glaciação no paleolítico, há mais de trinta mil (30.000) anos e a expressão artística, se não lhe deu origem, certamente estará indelevelmente marcada na sua evolução histórica. |
URI: | https://www.academia.edu/114122342/Sociedade_Patrim%C3%B4nio_e_Religi%C3%A3o_Cultura_e_Hist%C3%B3ria_nas_mudan%C3%A7as_societais http://hdl.handle.net/10174/36263 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CHAIA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|