Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36183

Title: Nós no mundo: o projeto OutGoing – criança, natureza e cultura em relação no interior do MEM
Authors: Gonçalves, Andreia
Gomes, Elisabete X.
Folque, Maria Assunção
Mendes, Maria Carmo
Reis, Marta
Almeida, Tiago
Kene, Vanessa
Keywords: Educação de Infância
sustentabilidade
Movimento da Escola Moderna
fazer mundo
Issue Date: 2023
Publisher: Movimento da Escola Moderna
Citation: Gonçalves, A., Gomes, E. X., Folque, M. A., Mendes, M. C., Reis, M., Almeida, T. & Kene, V. (2023). Nós no mundo: o projeto OutGoing – criança, natureza e cultura em relação no interior do MEM. Escola Moderna, 11(5ª série), 21-29.
Abstract: Vivemos tempos de aflição ao assistirmos a crescentes desequilíbrios no planeta terra: uma rápida perda de biodiversidade comprometendo a vida de todas as espécies; as alterações climáticas responsáveis por fenómenos extremos que ameaçam populações, animais, o mundo físico e vegetal; uma população crescente e uma sociedade globalizada, orientada para padrões de desenvolvimento baseados no consumo e no progresso levam à falta de recursos naturais essenciais à vida na terra; injustiças e desigualdades crescentes sediadas em relações de submissão /controle entre humanos e entre humanos e mais do que humanos. À educação oferece-se, entre outros, o desafio de habitar um espaço em permanente mutação, desafiando concepções e modos de existência. Ora,é a partir dos que chegam, dos novos, que surgem brisas de esperança com milhares de jovens a alertar e a mobilizar agendas de transformação de modos de vida, de produção e de convivência entre as espécies que habitam o planeta. O desafio é: como abrir a educação de infância ao novo e aos novos, ao desconhecido e ao imprevisto? Sobre isto, Walter Kohan (2013) sugere que uma educação de infância aberta aos novos, que não procura mitigar, reduzir ou adornar a sua força, a sua novidade, já tem em si o potencial transformador. Procurando valorizar os que chegam de novo, desde Freinet que, no MEM, temos vindo a entender a escola como um local de relação direta e de compromisso com o mundo, com a vida de todas as espécies e os problemas que emergem nas comunidades, num diálogo permanente com a contemporaneidade. É nesta linha que temos, nos últimos anos, dedicado especial atenção à problemática da sustentabilidade congregando-nos para o estudo, a reflexão e a renovação das práticas com as crianças e jovens para nos tornarmos mais capazes de enfrentar estes complexos desafios (ex: Folque, Niza & Canivete, 2019; Guedes, 2019). O presente artigo vem, nesta linha, discutir a questão: como pode a educação de infância proporcionar processos participativos alinhados com um mundo mais saudável, justo, equitativo, e sustentável? Propomos, assim, partilhar a experiência vivida por sete membros do MEM que participam num projeto de investigação-ação-formação sobre sustentabilidade e infância e as aprendizagens que têm vindo a acontecer. O projeto OutGoing: crianças, natureza e cultura em relação nasceu de uma conjugação de vontades de vários/as investigadores/as e educadoras de infância com trabalho feito na área da sustentabilidade, associados/as à Universidade de Évora, à Escola Superior de Educação de Setúbal e à Escola Superior de Educação de Lisboa. Este projeto assenta na ideia de que o reforço das ligações das crianças com e entre o património natural e cultural é um passo fundamental, ainda negligenciado, para uma efetiva educação para a sustentabilidade (EfS) social, cultural e ambiental.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36183
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Sem Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
OutGoing MEM 2023 Escola Moderna resumo E INDICE jpeg.pdf471.7 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois