Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/3612

Title: Características do enfermeiro supervisor: construções elaboradas pelos estudantes de 1º ciclo em Enfermagem
Authors: Fonseca, Ana
Frade, Maria
Marques, Céu
Lopes, M. J.
Bule, Maria José
Keywords: Enfermeiro supervisor
características
representações sociais
estudantes
Issue Date: 21-Sep-2011
Publisher: Associação Latino-Americana de Escolas de Faculdades de Enfermagem; Escola Superior Enfermagem Coimbra; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde-Enfermagem
Citation: Fonseca, Ana; Frade, Anjos; Marques, Céu; Lopes, Manuel; Bule, Maria José. Características do enfermeiro supervisor: construções elaboradas pelos estudantes de 1º ciclo em Enfermagem.XI Conferência Iberoamericana, Coimbra, 2011 (Comunicação)
Abstract: Introdução: A supervisão clínica em enfermagem constitui uma realidade no ensino da enfermagem em Portugal. O seu âmago não se restringe à transmissão de conhecimentos práticos. O enfermeiro supervisor deve possuir competências clínicas - técnicas, científicas e relacionais - a par da capacidade de discutir, questionar e fazer reflectir o estudante no desenvolvimento da acção (Ketola, 2009). Em simultâneo, deve possuir competências pessoais facilitadoras de uma relação efectiva com o estudante, como sejam, simpatia, empatia, assertividade, respeito, entre outras. Objectivos: Apreender as representações sociais das características do enfermeiro supervisor clínico, elaboradas por estudantes. Explorar a dimensão estrutural das representações sociais do enfermeiro supervisor clínico, na perspectiva dos estudantes. Identificar o campo das representações sociais de enfermeiro supervisor clínico, na perspectiva dos estudantes. Metodologia: Estudo exploratório, cuja amostra é constituída por 74 estudantes 4º ano, 1º ciclo de Enfermagem. A recolha dos dados foi feita em Fevereiro, através de questionário com questões que visavam a caracterização sócio-demográfica e um estímulo indutor (características do enfermeiro supervisor). Foram cumpridos procedimentos ético-legais, em conformidade com a comissão de ética da Área da Saúde e Bem-Estar da Universidade de Évora. Os dados foram categorizados recorrendo ao Microsoft Office Word e processados nos softwares Evoc e SIMI que forneceram estrutura das representações sociais e força da relação entre elementos. Resultados: A predominância dos respondentes era estudantes do sexo feminino, com idade média de 24,6 anos. As palavras evocadas pelos estudantes foram 359, apurando-se 47 palavras diferentes. As representações sociais de enfermeiro supervisor clínico têm a seguinte estrutura: - o núcleo central, fornece os elementos mais consensuais, é constituído por: acessível, competência, conhecimento, disponível, empatia, experiência, honestidade e imparcialidade; - a segunda periferia, fornece elementos menos consensuais com maior carga individual dos elementos do grupo em estudo, é constituída por: amigo, colaborador, cordial, directo e empenho. A árvore máxima que derivou da análise de similitude comprovou a centralidade dos elementos disponível, conhecimento e empatia. Mostrou, também, que existe uma relação forte entre os elementos disponível e cordial e uma relação moderada entre a maioria dos restantes elementos com centralidade. Conclusão: As representações sociais de enfermeiro supervisor, construídas pelos estudantes, assentam em duas competências básicas: competências de experiência profissional, alimentadas pelo conhecimento, e competências pessoais relacionadas com o carácter do enfermeiro. Assim, os estudantes têm no seu imaginário que o enfermeiro supervisor deve ter experiência e conhecimentos, deve ser acessível, compreensivo, disponível, empático, honesto e imparcial. Pearson (2009) diz que as experiências clínicas são condicionadas pela relação estabelecida entre enfermeiro supervisor e estudante. O enfermeiro supervisor deve ser capaz de questionar a sua prática clínica e estratégias utilizadas no sentido de possibilitar ao estudante compreensão dos ambientes de cuidados (Fernandes, 2007).
URI: http://hdl.handle.net/10174/3612
Type: lecture
Appears in Collections:ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CaractEnfSuperv-ConstruçõesEstudantes de 1º ciclo em Enfpdf.pdf3.32 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois