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http://hdl.handle.net/10174/36007
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Title: | Aldeia da Terra caso de estudo: Início de uma atividade artesanal/artística. |
Authors: | Cabeça, Paulo |
Editors: | Silva, Vandeir Silva, Giselda Conde, Antónia Magalhães, OLga Pinheiro, Francisco |
Keywords: | Cerâmica Aldeia da Terra Artesanato Criatividade Caricatura |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Patrimônio Cultural de João Pinheiro |
Citation: | Cabeça, Paulo. 2022. Aldeia da Terra, caso de estudo. Inicio de uma atividade artesanal/artística. In: Silva, Vandeir. 2022 (pp. 260- 280). Culturas e sociedades. Religiosidade, identidades e territórios. Patrimônio Cultural de João Pinheiro. https://doi.org/10.5281/zenodo.7734694 |
Abstract: | Este artigo, parte integrante de um relatório de mestrado em Artes Visuais, escrito na primeira pessoa, descreve o processo pessoal de criação de uma carreira artesanal e artística de figurado em barro e caricaturas, pelo autor, que sem nunca antes se ter dedicado à arte o começa a fazer por um misto de deslumbre e necessidade. Além do percurso artístico e profissional, onde descreve processos, sucessos e dificuldades mostra-nos o que foram a conceção e edificação de projetos como a Galeria Oficina e posteriormente a Aldeia da Terra. Se a primeira se tratava de um pequeno atelier artístico aberto ao publico turístico na cidade de Évora, Portugal, a segunda tratou-se de um projeto de autor de maior envergadura. Um pequeno parque temático jardim de esculturas de esculturas cerâmicas com 3.000m2 pelo autor Tiago Cabeça, que reproduzia e caricaturava uma aldeia rural imaginada, cheia de personagens, casinhas, veículos e idiossincrasias do quotidiano. Como uma banda desenhada a três dimensões elaborada em barro. Este projeto, levado a cabo com apoios europeus do PRODER para o desenvolvimento das regiões rurais, teve lugar em Arraiolos, distrito de Évora, região Alentejo, em Portugal. Esteve aberto de 2011 a 2017, contou com mais de sessenta mil visitantes pagantes no período. Foi declarado de “Interesse Cultural” pelo Ministério da Cultura, por quatro biénios consecutivos e por quatro Ministros da cultura portugueses diferentes. O autor encerrou-lhe portas em 2017 desencantado, e desde então tem usado também esta experiência e informação no desenvolvimento da sua investigação em História de Arte, na tese “O “Artesanato” como processo criativo: o exemplo da Barrística. Contributo para uma reflexão sobre a criatividade”. |
URI: | https://doi.org/10.5281/zenodo.7734694 http://hdl.handle.net/10174/36007 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CHAIA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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