Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36007

Title: Aldeia da Terra caso de estudo: Início de uma atividade artesanal/artística.
Authors: Cabeça, Paulo
Editors: Silva, Vandeir
Silva, Giselda
Conde, Antónia
Magalhães, OLga
Pinheiro, Francisco
Keywords: Cerâmica
Aldeia da Terra
Artesanato
Criatividade
Caricatura
Issue Date: 2022
Publisher: Patrimônio Cultural de João Pinheiro
Citation: Cabeça, Paulo. 2022. Aldeia da Terra, caso de estudo. Inicio de uma atividade artesanal/artística. In: Silva, Vandeir. 2022 (pp. 260- 280). Culturas e sociedades. Religiosidade, identidades e territórios. Patrimônio Cultural de João Pinheiro. https://doi.org/10.5281/zenodo.7734694
Abstract: Este artigo, parte integrante de um relatório de mestrado em Artes Visuais, escrito na primeira pessoa, descreve o processo pessoal de criação de uma carreira artesanal e artística de figurado em barro e caricaturas, pelo autor, que sem nunca antes se ter dedicado à arte o começa a fazer por um misto de deslumbre e necessidade. Além do percurso artístico e profissional, onde descreve processos, sucessos e dificuldades mostra-nos o que foram a conceção e edificação de projetos como a Galeria Oficina e posteriormente a Aldeia da Terra. Se a primeira se tratava de um pequeno atelier artístico aberto ao publico turístico na cidade de Évora, Portugal, a segunda tratou-se de um projeto de autor de maior envergadura. Um pequeno parque temático jardim de esculturas de esculturas cerâmicas com 3.000m2 pelo autor Tiago Cabeça, que reproduzia e caricaturava uma aldeia rural imaginada, cheia de personagens, casinhas, veículos e idiossincrasias do quotidiano. Como uma banda desenhada a três dimensões elaborada em barro. Este projeto, levado a cabo com apoios europeus do PRODER para o desenvolvimento das regiões rurais, teve lugar em Arraiolos, distrito de Évora, região Alentejo, em Portugal. Esteve aberto de 2011 a 2017, contou com mais de sessenta mil visitantes pagantes no período. Foi declarado de “Interesse Cultural” pelo Ministério da Cultura, por quatro biénios consecutivos e por quatro Ministros da cultura portugueses diferentes. O autor encerrou-lhe portas em 2017 desencantado, e desde então tem usado também esta experiência e informação no desenvolvimento da sua investigação em História de Arte, na tese “O “Artesanato” como processo criativo: o exemplo da Barrística. Contributo para uma reflexão sobre a criatividade”.
URI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7734694
http://hdl.handle.net/10174/36007
Type: article
Appears in Collections:CHAIA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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