Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35995
|
Title: | O que deixar por dizer quer dizer: o segredo na prática da pintura |
Authors: | Resende, José Manuel Carvalho, José Maria |
Keywords: | segredo subjetivação artes sociologia Pragmatismo |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás |
Citation: | Resende, José Manuel; Carvalho, José Maria (2023): que deixar por dizer quer dizer. o segredo na prática da pintura. Em: Soc. e Cult. 26, pág. 1–41. DOI: 10.5216/sec.v26.73317. |
Abstract: | Partindo de uma pesquisa etnográfica junto de um atelierde pintura que decorre numa instituição de apoio social e psiquiá-trico, propõe-se uma reflexão sociológica em torno da noção de segredo. Sob orientação das sociologias pragmatistas e fenome-nológicas, e enfocando o caso de um pintor abstrato, Bonifácio, entende-se o segredo como forma de sociação e experiência si-tuada e relacional. Do estudo que se segue, perceber-se-á como a formação e manutenção do segredo assenta na relação que o pintor estabelece com as suas telas, abrindo para modalidades de subjetivação capacitantes que escasseiam na instituição. De um lado, o segredo é desencadeado pela relação de responsabilidade moral mantida entre o artista e a obra, desenhando-se assim um espaço de interioridade subjetiva, por outro lado, a tela é passível de usos táticos por parte do pintor, gerando um espaço intercalar que lhe permite acomodar a sua singularidade nas sociabilidades estabelecidas |
URI: | https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/73317 http://hdl.handle.net/10174/35995 |
ISSN: | 1980-8194 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|