Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35983

Title: Caracterização química, mineralógica e textural das cerâmicas do Bronze Final do Sudoeste provenientes do Passo Alto e Salsa 3, (Serpa, Baixo Alentejo, Portugal)
Authors: Maurício, Carina
Soares, António M. Monge
Lima, Augusta
Coroado, João
Deus, Manuela de
Antunes, Ana Sofia
Editors: Pérez Macías, Juan Aurelio
Romero Bomba, Eduardo
Keywords: Salsa 3
Passo Alto
Bronze do Sudoeste
Bronze Final
Margem esquerda do Guadiana
Caracterização química
caracterização mineralógica
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Huelva
Citation: MAURICIO, Carina; SOARES, António M. Monge; LIMA, Augusta; COROADO, João; DEUS, Manuela; ANTUNES, Ana Sofia (2010) – Caracterização química, mineralógica e textural das cerâmicas do Bronze Final do Sudoeste provenientes do Passo Alto e Salsa 3, (Serpa, Baixo Alentejo, Portugal). In (Pérez Macías, Juan Aurelio e Romero Bomba, Eduardo, coord.) IV Encuentro de Arqueologia del Suroeste Peninsular. Universidade de Huelva. Huelva: pp. 576-591.
Abstract: Este estudo, ainda que preliminar, envolveu a caracterização arqueométrica de cerâmicas atribuíveis a contextos do Bronze Final do Sudoeste, provenientes de escavações arqueológicas levadas a cabo no povoado fortificado do Passo Alto e no povoado aberto de planície da Salsa 3. Estes sítios arqueológicos encontram‐se implantados em áreas geologicamente distintas – gabro‐dioríticas, a Salsa 3, e xistosas, o Passo Alto. Oito artefactos cerâmicos do Passo Alto e sete da Salsa 3 foram amostrados com o fim de proceder à caracterização, não só composicional, mas também das técnicas de produção neles utilizadas, o que permitiria perceber as dissemelhanças que possibilitassem a discriminação entre as cerâmicas dos dois povoados. Além disso, dentro das cerâmicas do Passo Alto, testou‐se a eventual possibilidade de discriminar entre as que apresentavam ornatos brunidos e as não decoradas. A metodologia analítica envolveu a análise petrográfica por leitura de lâminas delgadas através do Microscópio Óptico com Luz Transmitida Polarizada (OTPLM), a análise mineralógica por XRD (Difracção de Raios X) e a análise química por μ‐EDXRF (Micro‐Fluorescência de Raios X, Dispersiva de Energias) Os resultados obtidos permitem inferir que as argilas utilizadas nas cerâmicas do Bronze Final do Passo Alto e da Salsa 3 provêm, muito provavelmente, de contextos geológicos distintos, o que se reflecte nas diferenças texturais, mineralógicas e químicas identificadas entre os dois grupos, indiciando produções locais. Por outro lado, não foi possível discriminar entre as cerâmicas do Passo Alto decoradas com ornatos brunidos e não decoradas. Para se obter uma análise mais conclusiva será necessário um número de amostras mais significativo. No entanto, as técnicas utilizadas mostraram a sua elevada potencialidade na discriminação de conjuntos cerâmicos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35983
ISBN: 978-84-92679-59-1
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2010 Caracterizacao_quimica_mineralogica_Salsa 3 Passo Alto.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois