|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35937
|
Title: | Avaliação da saúde da organização escolar: Perceções dos professores portugueses |
Authors: | Borralho, Liberata Jesus, Saúl Neves Candeias, Adelinda Viseu, João |
Keywords: | Saúde organizacional escola bem-estar profissional saúde docente |
Issue Date: | May-2023 |
Publisher: | Universidade do Algarve |
Citation: | Borralho, L., Jesus, S. N., Candeias, A., & Viseu, J. (2023, maio). Avaliação da saúde da organização escolar: Perceções dos professores portugueses. 11.º Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica. Universidade do Algarve, Faro, Portugal. |
Abstract: | A saúde organizacional em contexto escolar advém da forma como a escola funciona e de como esse funcionamento influencia a
saúde e o bem-estar dos professores e, consequentemente, a qualidade do ensino. Este estudo pretendeu avaliar a saúde da
organização escolar através da Escala de Perceção da Saúde Organizacional, numa amostra de 12104 professores portugueses
dos ensinos básico e secundário. Os resultados das análises fatoriais exploratória e confirmatória suportam uma estrutura
duplo-fatorial (integração de pessoas e equipas; flexibilidade e adaptabilidade a exigências externas) de 24 itens, com
bons indicadores de qualidade do modelo de dois fatores correlacionados (modelo 1). Os resultados indicaram que os
professores do ensino público, 3º ciclo/secundário, género feminino, com mais de 50 anos e 21 ou mais anos de serviço, são
os que percecionam piores níveis de saúde organizacional, nomeadamente no que se refere à integração de pessoas e equipas.
A análise de clusters forneceu uma solução de três grupos: saúde organizacional alta, média e baixa, caracterizados em
função das variáveis sociodemográficas e profissionais. A regressão linear múltipla permitiu identificar o bem-estar
profissional como o preditor mais significativo da saúde organizacional. São discutidos os resultados e suas implicações
na organização escolar, bem como são fornecidas diretrizes para futuros programas de intervenção e investigação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35937 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|