Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35925

Title: Fluência de leitura na transição do 3.º para o 4.º ano
Authors: Marçalo, Maria-João
Santos Ramos, Maria Helena
Balaus Custódio, Pedro
Editors: Sadio Ramos, J.
Keywords: Leitura, língua, educação
ensino básico
Issue Date: 9-Jun-2020
Publisher: Editorial Universidad de Granada
Abstract: Este estudo foi desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Paião que fica no concelho da Figueira da Foz. Este trabalho resultou da monitorização da fluência da leitura realizada a três grupos de alunos que foram avaliados no 3.º e 4.º ano de escolaridade. A avaliação da fluência foi efetuada através de textos não conhecidos do aluno. A leitura foi realizada individualmente com cada criança e cronometrado o tempo de leitura. Durante a leitura assinalámos os erros cometidos. Podemos dizer que, a nível da precisão os alunos estão a ler de forma adequada. Observamos ligeiros progressos do 3.º para o 4.º ano e concluímos que só depois de a criança automatizar a palavra e ler com precisão pode desenvolver a dimensão da expressividade e velocidade. Confirmamos que a evolução destas dimensões da fluência do 3.º para o 4.º ano é significativa.
URI: https://revistaseug.ugr.es/index.php/dedica/article/view/11352
http://hdl.handle.net/10174/35925
Type: article
Appears in Collections:CEL - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
11352-Texto del artículo-43205-1-10-20200610.pdf266.65 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois