Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35846

Title: A paisagem Sonora das corridas de touros no século XIX: o caso de Évora
Authors: SÁ, Vanda
Editors: SÁ, Vanda de
CONDE, Antónia Fialho
PAULA, Rodrigo Teodoro de
Keywords: Paisagem Sonora
Touradas
Praças Touros Séc. XIX
Évora
Issue Date: 2023
Publisher: Urutau
Citation: SÁ, Vanda de, (2023) - “A paisagem Sonora das corridas de touros no século XIX: o caso de Évora” In V. Sá, A. F. Conde e R. T. Paula (eds.), Paisagens Sonoras em expansão - Novas Sonoridades / Novas Escutas. Lisbon: Urutau ISBN: 978-65-5900-610-6 (No prelo)
Abstract: RESUMO As corridas de touros ocuparam regularmente as praças e os terreiros de localidades como Évora, criando uma paisagem sonora peculiar e densa. É remota a história das touradas em Portugal, sendo costume referir-se que desde a fundação do País se efetuaram lides taurinas; a sua longevidade confirma, nestes espaços de sociabilidade, um poderoso significado no processo civilizacional. A comunicação sonora e visual que já estava assegurada nas primeiras praças “improvisadas” ganhou uma eficácia acústica e visual de excelência, nos recintos construídos em forma de arena. Em Évora, a Praça Grande (futura Praça do Giraldo em 1869) albergou corridas de touros por ocasião de festividades régias, pelo Corpo de Deus ou pela celebração da Revolução de 1820. Em 25 de Setembro de 1860 aquando da visita de D. Pedro V a Évora, realizou-se aí a última tourada (Moniz, 1984, 140). Diversos espaços na cidade foram construídos ao longo do século XIX para este efeito até à derradeira inauguração, em 1889, da Praça de Touros de Évora. Através de fontes documentais diversas, este estudo pretende avaliar os elementos que caracterizaram e sofreram transformações influindo na paisagem sonora das sociabilidades associadas às corridas de touros e a outros espetáculos apresentados nas praças de Évora. Palavras-chave: Paisagem Sonora, Touradas, Évora, Música, Praças, Séc. XIX. ABSTRACT Bullfights regularly occupied the squares and terrains of cities like Évora, creating a peculiar and dense soundscape. The history of bullfighting in Portugal is remote, and it is customary to mention that bullfighting has been carried out since the foundation of the country; its longevity allows us to confirm these spaces of sociability with a powerful meaning in the civilizational process. The sound and visual communication that was already assured in the first “improvised” squares gained an acoustic and visual efficiency of excellence, in the enclosures built in the form of an arena. In Évora, Praça Grande (future Praça do Giraldo, in 1869) hosted bullfights on royal festivities, Corpus Christy feasts, or for the celebration of the 1820 Revolution. On September 25, 1860, during the visit of the King D. Pedro V to Évora, the last bullfight was held there (Moniz, 1984, 140). Several spaces in the city were then built throughout the 19th century for this purpose until the last inauguration, in 1889, of the Praça de Touros of Évora. Through different documental sources, this study intends to evaluate the elements that characterized and experienced transformations in the soundscape of sociability’s associated with bullfights and other entertainment functions presented in Évora's squares. Keywords: Soundscape, Bullfights, Évora, Music, Squares, 19th century.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35846
Type: bookPart
Appears in Collections:CESEM - Publicações - Capítulos de Livros

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