|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35789
|
Title: | Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo |
Authors: | Guerreiro, Dália Vargues, Maria Margarida Inácio, Ana Principe, Pedro Pireza, Isabel Pinto, Maria João Cunha, Thiago |
Keywords: | Bibliotecas de Ensino Superior Indicadores estatísticos Avaliação de impacto |
Issue Date: | 5-May-2023 |
Publisher: | Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD) |
Citation: | Guerreiro, D. , Inácio, A., Príncipe, P., Vargues, M.M., Pireza, I., Pinto, M.J., Cunha, T., (2023, 3-5 maio). Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo. Comunicação apresentada no 14.o Congresso Nacional da BAD: Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje, organizado pela BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD). Faro, Universidade do Algarve. Disponível em: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2988 |
Abstract: | O projeto Indicadores BES visa a aplicação de indicadores estatísticos comuns às Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal com o objetivo específico de descrever quantitativamente as atividades, equipamentos, serviços, recursos e produtos das Bibliotecas, relatando a realidade nas Bibliotecas de Ensino Superior portuguesas. Este trabalho pretende apresentar os desenvolvimentos na implementação do projeto com foco na análise crítica da nova fase de realização pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência estudando de forma prospetiva o que a comunidade de profissionais observa sobre a iniciativa. O Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação propôs-se sistematizar essas observações e obter dados para validar análises e orientações, a utilizar no seguimento do projeto. Os resultados permitem comprovar que - de uma forma geral - o projeto teve impacto nas metodologias de recolha de dados estatísticos e também na informação de suporte à gestão e à tomada de decisão. Infere-se igualmente que todos os participantes no estudo consideram a participação no projeto como de grande relevância para as suas bibliotecas e que os desenvolvimentos futuros do mesmo resultarão em benefícios vários para os serviços, as instituições e as Bibliotecas do Ensino Superior em Portugal. |
URI: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2988 http://hdl.handle.net/10174/35789 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|