Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35764

Title: O papel da família no modelo curricular da Escola da Ponte
Authors: Carvalho, Isabel Borges
Advisors: Nico, José Bravo
Keywords: Escola da Ponte
Contrato de Autonomia
Projeto Fazer a Ponte
Família
Escola
Escola da Ponte
Autonomy Agreement
Making the Bridge Project
Family
School
Issue Date: 17-Nov-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta tese elegeu, como objeto de investigação, o papel da família no desenho, organização e concretização do modelo curricular da Escola da Ponte, no recorte temporal que compreende a celebração e a assinatura do Contrato de Autonomia (2005 a 2018). Assumiu-se a seguinte questão de partida: “Como se dá a participação das famílias na organização, planeamento e concretização deste modelo curricular?”. É uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico e documental sobre a Escola da Ponte, e de pesquisa de campo, com entrevistas aos colaboradores/interlocutores (14 no total), escolhidos por sugestão e indicação da coordenadora de Projetos e das Presidentes da Associação de Pais, no período em que decorreu a investigação. Para a análise dos dados, elegeram-se categorias relacionadas ao Modelo Curricular da Escola da Ponte, abrangendo a organização e participação das famílias nas abordagens de ensino e aprendizagem e nos processos de avaliação do modelo curricular, na gestão e administração e, também, no campo cultural e social. Os aportes teóricos apresentaram o retrato representativo da Escola da Ponte como uma organização que se pauta nas normativas do Sistema Educativo Português, com especificações peculiares às propostas de inovação e renovação pensada por José Pacheco. Observou-se que o Projeto fazer a Ponte apresenta uma estrutura solidificada, porém, percebe-se fragilidades, quando se considera o número de famílias inseridas no projeto e que estão, efetivamente, envolvidas na prática real. Espera-se que novas investigações continuem analisando a participação dos pais e encarregados de educação no processo de aprendizagem das crianças nas diferentes etapas da Educação Básica e nos diversos paradigmas do ensino; Abstract: Title: The role of the family in the curriculum model of Escola da Ponte This thesis chooses as a family investigation in the design, recognized organization, and role of Escola da Ponte, in the temporal registration, celebration and signature of the Autonomy Agreement in 2005 to 2018 following question: "How does the participation of families in the organization, and proof of this curriculum model?”. It is qualitative research, of a bibliographic and documentary nature about Escola da Ponte, and of field research, with interviews with collaborators/interlocutors (1 in total), chosen by indication of the suggestion of Projects and of the Presidents of the Associations of Parents. during the period during which the investigation took place. For data analysis, categories related to the Curricular Model of Escola da Ponte were chosen, covering the organization and participation of families in teaching, and learning approaches and in the evaluation processes of the curricular model, in management and administration, and in the cultural and social field. The theoretical contributions presented a representative picture of Escola da Ponte as an organization that is based on the regulations of the Portuguese Educational System, with specifications peculiar to the innovation and renewal proposals thought by José Pacheco. It was observed that the Making the Bridge Project presents a solidified structure, however, weaknesses are perceived when considering the number of families included in the project and who are effectively involved in real practice. It is expected that new investigations will continue to analyze the participation of parents and guardians in the learning process of children in the different stages of Basic Education and in the different teaching paradigms.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35764
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Ciencias_da_Educacao-Isabel_Borges_Carvalho.pdf13.95 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois