Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35759

Title: Estudo linguístico do verbo SER no discurso publicitário turístico
Authors: Espadeiro, Helena Sofia Garrido
Advisors: Fonseca, Maria do Céu
Keywords: Verbo SER
Linguística Cognitiva
Semântica
Sintaxe
Discurso Publicitário Turístico
Metáforas e metonímias conceptuais
Polissemia
Verb SER
Cognitive Linguistics
Semantics
Syntax
Tourist Advertising Discourse
Metaphors and conceptual metonymies
Polysemy
Issue Date: 8-May-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação propõe entender a conexão existente entre vários domínios da realidade. Trata-se de uma tese que resulta do cruzamento de três áreas disciplinares – Linguística Cognitiva, Discurso Publicitário Turístico e os estudos gramaticográficos do verbo SER – com vista ao mapeamento das relações que desta tríade decorrem, incidindo especificamente na análise de um conjunto de 502 enunciados que compõem um corpus linguístico informatizado. Deste modo, problematiza-se a centralidade dos usos do verbo SER no Discurso Publicitário Turístico em Português de Portugal. São analisadas as vertentes sintática e semântica que, dentro das áreas atrás mencionadas, se dão a conhecer enquanto manifestações linguísticas criativas. Assim, ao nível sintático, oferecem especial interesse as distintas configurações dos enunciados possíveis, mediante uma análise que inclui uma abordagem cognitiva da língua. No nível semântico, identificam-se os valores atinentes a cada padrão sintático, atendendo às devidas especificidades que cada um encerra. Nas formas discursivas em análise, em cuja composição estão plasmados elementos multimodais, ressaltam exemplos significativos em que SER ocorre como um verbo que detém uma dimensão multifacetada; - A Study of the verb SER in Tourist Advertising Discourse ABSTRACT: This research aims at understanding the connection between various domains of reality. It is a thesis that results from the crossing of three areas – Cognitive Linguistics, Tourism Advertising Discourse, and the grammatographic studies of the verb SER – with the purpose of mapping the relations arising from this triad, focusing on the analysis of a set of 502 utterances that make up a computerized linguistic corpus. In this sense, we problematize the uses of the verb SER in the Tourism Advertising Discourse in current Portuguese from Portugal. The syntactic and semantic aspects are analysed within this theoretical framework, which are revealed as creative linguistic manifestations. Thus, at the syntactic level, the different configurations of the possible utterances are of special interest, through an analysis that includes a cognitive approach of language. At the semantic level, the values related to each syntactic pattern are identified, considering the specificities of each one. In the discursive forms under analysis, in whose composition multimodal elements are embedded, significant examples stand out where SER occurs as a verb that holds a multifaceted dimension
URI: http://hdl.handle.net/10174/35759
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Linguistica-Helena_Sofia_Garrido_Espadeiro-vol_1.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open
Doutoramento-Linguistica-Helena_Sofia_Garrido_Espadeiro-vol_2.pdf46.76 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois