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http://hdl.handle.net/10174/35635
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Title: | O recurso à gamificação como ferramenta de apoio aos sistemas de gestão de conhecimento |
Authors: | Sampaio, Marta Sofia Mota Correia |
Advisors: | Dionisio, Andreia Sousa, Maria José |
Keywords: | Gestão do Conhecimento Gamificação Partilha de Conhecimento Knowledge Management Gamification Knowledge Sharing |
Issue Date: | 12-Oct-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre o papel que a gamificação pode
ter nos sistemas de gestão de conhecimento, mais especificamente ao nível do impacto da
gamificação nos elementos facilitadores dos sistemas de gestão de conhecimento.
Em plena Era do Conhecimento, uma das mais importantes fontes de vantagem competitiva
para as organizações é o conhecimento e a capacidade organizacional de o criar, difundir e reter,
sendo um dos grandes desafios das organizações encontrar mecanismos eficazes para incentivar
os seus colaboradores a partilhar conhecimento. Desde a última década, o recurso à gamificação
enquanto prática de gestão tornou-se cada vez mais desafiante para os investigadores, surgindo,
como uma ferramenta organizacional a considerar enquanto potenciadora do sucesso dos
sistemas de gestão do conhecimento.
Neste estudo, foi realizada uma revisão de literatura sobre os principais construtos da
gamificação enquanto prática organizacional e a gestão do conhecimento, mais concretamente,
os elementos facilitadores dos sistemas de gestão de conhecimento. Posteriormente,
desenvolveu-se um instrumento de recolha de dados que permitisse aferir a perceção da
importância da gamificação para as dimensões dos elementos facilitadores dos sistemas de
gestão do conhecimento. Por último, foi levado a cabo um estudo quantitativo junto de
indivíduos que estiveram envolvidos em processos de gestão do conhecimento gamificados nas
suas organizações, sendo apresentados os resultados obtidos após a sua análise e discussão à
luz da literatura existente.
Os resultados indicam que a utilização da gamificação apresenta efeitos positivos sobre os
elementos facilitadores dos sistemas de gestão do conhecimento. Sendo proposto um modelo
conceptual, que poderá ser utilizado pelas organizações quando desenvolvem os seus sistemas
de gestão do conhecimento gamificados, que identifica os elementos de design de jogo que mais
podem contribuir para um desempenho positivo de cada dimensão dos facilitadores dos
sistemas de gestão do conhecimento; Abstract:
The use of gamification as a support tool for knowledge management
systems -
This study aims to develop a deeper understanding about the role of organisational gamification
in knowledge management systems, more specifically about the impact of gamification on the
enablers of knowledge management systems.
In the present Knowledge Era, one of the most important sources of competitive advantage for
organisations is knowledge and the organisational capacity to create, disseminate and retain it,
and one of the great challenges for organisations is to find effective mechanisms to encourage
their employees to share knowledge. Since the last decade, the use of gamification as a
management practice has become increasingly challenging for researchers, emerging as an
organisational practice to be considered as an enabler of the success of knowledge management
systems.
In this study, a literature review was conducted concerning the main constructs on gamification
as an organisational practice and knowledge management, more specifically, the enablers of
knowledge management systems. Subsequently, a data collection instrument was developed to
evaluate the perception of the importance of gamification for the dimensions of the enablers of
knowledge management systems. Finally, a quantitative study was conducted involving
individuals who had been part of gamified knowledge management processes in their
organisations, and the results were presented after being analysed and discussed in accordance
with the existing literature.
The results show that the use of gamification has positive effects on the facilitators of
knowledge management systems. A conceptual model is proposed, which can be used by
organisations when developing their gamified knowledge management systems, identifying the
game design elements that can most effectively contribute to the positive performance of each
dimension of knowledge management system enablers. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35635 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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