Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35635

Title: O recurso à gamificação como ferramenta de apoio aos sistemas de gestão de conhecimento
Authors: Sampaio, Marta Sofia Mota Correia
Advisors: Dionisio, Andreia
Sousa, Maria José
Keywords: Gestão do Conhecimento
Gamificação
Partilha de Conhecimento
Knowledge Management
Gamification
Knowledge Sharing
Issue Date: 12-Oct-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre o papel que a gamificação pode ter nos sistemas de gestão de conhecimento, mais especificamente ao nível do impacto da gamificação nos elementos facilitadores dos sistemas de gestão de conhecimento. Em plena Era do Conhecimento, uma das mais importantes fontes de vantagem competitiva para as organizações é o conhecimento e a capacidade organizacional de o criar, difundir e reter, sendo um dos grandes desafios das organizações encontrar mecanismos eficazes para incentivar os seus colaboradores a partilhar conhecimento. Desde a última década, o recurso à gamificação enquanto prática de gestão tornou-se cada vez mais desafiante para os investigadores, surgindo, como uma ferramenta organizacional a considerar enquanto potenciadora do sucesso dos sistemas de gestão do conhecimento. Neste estudo, foi realizada uma revisão de literatura sobre os principais construtos da gamificação enquanto prática organizacional e a gestão do conhecimento, mais concretamente, os elementos facilitadores dos sistemas de gestão de conhecimento. Posteriormente, desenvolveu-se um instrumento de recolha de dados que permitisse aferir a perceção da importância da gamificação para as dimensões dos elementos facilitadores dos sistemas de gestão do conhecimento. Por último, foi levado a cabo um estudo quantitativo junto de indivíduos que estiveram envolvidos em processos de gestão do conhecimento gamificados nas suas organizações, sendo apresentados os resultados obtidos após a sua análise e discussão à luz da literatura existente. Os resultados indicam que a utilização da gamificação apresenta efeitos positivos sobre os elementos facilitadores dos sistemas de gestão do conhecimento. Sendo proposto um modelo conceptual, que poderá ser utilizado pelas organizações quando desenvolvem os seus sistemas de gestão do conhecimento gamificados, que identifica os elementos de design de jogo que mais podem contribuir para um desempenho positivo de cada dimensão dos facilitadores dos sistemas de gestão do conhecimento; Abstract: The use of gamification as a support tool for knowledge management systems - This study aims to develop a deeper understanding about the role of organisational gamification in knowledge management systems, more specifically about the impact of gamification on the enablers of knowledge management systems. In the present Knowledge Era, one of the most important sources of competitive advantage for organisations is knowledge and the organisational capacity to create, disseminate and retain it, and one of the great challenges for organisations is to find effective mechanisms to encourage their employees to share knowledge. Since the last decade, the use of gamification as a management practice has become increasingly challenging for researchers, emerging as an organisational practice to be considered as an enabler of the success of knowledge management systems. In this study, a literature review was conducted concerning the main constructs on gamification as an organisational practice and knowledge management, more specifically, the enablers of knowledge management systems. Subsequently, a data collection instrument was developed to evaluate the perception of the importance of gamification for the dimensions of the enablers of knowledge management systems. Finally, a quantitative study was conducted involving individuals who had been part of gamified knowledge management processes in their organisations, and the results were presented after being analysed and discussed in accordance with the existing literature. The results show that the use of gamification has positive effects on the facilitators of knowledge management systems. A conceptual model is proposed, which can be used by organisations when developing their gamified knowledge management systems, identifying the game design elements that can most effectively contribute to the positive performance of each dimension of knowledge management system enablers.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35635
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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