Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35586

Title: Ensino-aprendizagem do espanhol a alunos portugueses: o uso programado dos Drills no combate à interferência da língua materna no processo didático conducente à competência comunicativa
Authors: Nunes, Elsa de Jesus Roma
Advisors: Mira, António Ricardo
Pérez Parejo, Ramón
Keywords: Abordagem Comunicativa
Didática das Línguas
Drills
Fossilização
Interferência de L1
Interlíngua
Communicative Approach
Drills
Fossilizations
Interference of L1
Interlanguage
Methodology of Language Teaching
Issue Date: 27-Jun-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O ensino e a aprendizagem de línguas próximas são as áreas temáticas deste trabalho. Focalizamo-nos nas interferências da Língua Materna (L1) na interlíngua dos alunos e, simultaneamente, na recuperação dos “drills” (alvos de preconceito didático). No ensino-aprendizagem do Português e do Espanhol, persistem múltiplos erros, ou “fossilizações” (Selinker, 1971), que sugerem “transferência negativa” de L1 (Martínez Agudo, 2004). Sustentados na literatura a respeito, reconhecemos-lhe dificuldades acrescidas, decorrentes, entre outros fatores, do “mito da facilidade” (Almeida Filho, como citado em Alonso Rey, 2005), requerendo, assim, adaptações didáticas que minimizem a interferência. Com o advento da abordagem comunicativa, o ensino-aprendizagem da gramática foi desprezado e, com ele, descartados, os drills enquanto ferramentas didáticas. No entanto, investigações recentes, como as de Sánchez Carrón (2015) ou López García (2016), sugerem uma revisão crítica dos enfoques comunicativos, recomendando uma colaboração entre modelos, na medida em que a mudança de paradigmas no ensino-aprendizagem das línguas supôs, inexoravelmente, a marginação dos seus antecedentes (Mira & Mira, 2002). Nesta linha investigativa, inscreve-se esta tese, dando a conhecer a importância do uso programado dos drills para melhorar a subcompetência linguística dos alunos de uma Língua Estrangeira (LE), paliando as interferências da sua L1. Na prática dos docentes, subsistem, ainda, vestígios das metodologias desterradas, particularmente nos manuais, muito embora camuflados devido aos preconceitos didáticos, o que supõe uma aplicação desenraizada, desvirtuadas as suas mais-valias; simultaneamente, por ter sido degredado da literatura pedagógica e didática, o ensino da gramática carece de uma investigação académica e editorial que melhore a sua programação e uso. Os resultados da nossa investigação empírica, fruto da investigação-ação implementada, permitem-nos recomendar o uso programado de drills no combate à interferência de L1 na interlíngua dos aprendentes, advogando, portanto, a sua recuperação no campo da Didática das Línguas, no seio de uma abordagem comunicativa do ensino-aprendizagem de uma LE; The Teaching-Learning Process of Spanish to Portuguese Students. The Scheduled Usage of Drills in Fighting the Interference of Native Language in the Educational Process towards Communicative Skills. Abstract: The teaching and learning of neighbouring languages are the thematic areas of this work. We focus on the interferences of the Mother Language (ML) in the interlanguage of the students and, simultaneously, on the recovery of "drills" (targets of didactic prejudice). In the teaching-learning of Portuguese and Spanish, multiple errors persist, or "fossilizations" (Selinker, 1971), suggesting "negative transfer" of L1 (Martínez Agudo, 2004). Sustained in the literature on this subject, we acknowledge its increased difficulties, arising from, among other factors, the "myth of ease" (Almeida Filho, cited in Alonso Rey, 2005), thus requiring didactic adaptations that may minimize interference. With the advent of the communicative approach, the teaching-learning of grammar was neglected and, with it, drills were discarded as didactic tools. However, recent research, such as Sánchez Carrón (2015) or López García (2016), suggests a critical revision of communicative approaches, recommending a collaboration between models, as the paradigm shift in language teaching and learning, inexorably, assumed the marginalization of its antecedents (Mira & Mira, 2002). This thesis is inscribed in this research line, revealing the importance of the programmed use of drills to improve the linguistic subcompetence of students of a Foreign Language (TL), mitigating the interferences of their L1. In the practice of teachers, there are still traces of exiled methodologies, particularly in textbooks although they are camouflaged due to didactic prejud, which implies a rootless application, distorting their added value; at the same time, because it has been deprived of the pedagogical and didactic literature, the teaching of grammar needs an academic and editorial investigation that improves its programming and use. The results of our empirical investigation, the result of the research –action implemented, allow us to recommend the programmed use of drills in the fight against L1 interference in the learners' interlanguage, and advocates its recovery in the field of Language Teaching, within a communicative teaching-learning approach of a Foreign Language.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35586
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Ciências_da_Educação-Elsa_de_Jesus_Roma_Nunes-Ensino_aprendizagem_do_espanhol_a_alunos....pdf3.04 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois